A RTP Play está a cada dia mais cheia de conteúdos inovadores que o acompanhem durante este período de maior isolamento.
E que tal aproveitar o tempo que tem agora em mãos para pôr em dia a sua cultura no que toca a filmes feitos por portugueses e em português? Permita-nos que sugiramos dez. Dez obras que estão à sua disposição e de forma completamente gratuita na plataforma online que reúne mais de 160 mil conteúdos.
Temos comédias épicas mas também dramas imperdíveis.
Vamos a isso!
Refrigerantes e Canções de Amor (clique para ver)
O argumento é de Nuno Markl o que já de si promete uma história meio louca mas muito romântica! Lucas Mateus é um músico que passou ao lado de uma carreira promissora, ao contrário do seu antigo parceiro de banda, Pedro Capelo, um dos artistas pop mais bem sucedidos do país. Quando, por cima disso, a namorada de Lucas, Carla, o troca por Pedro, o mundo de Lucas desaba… pelo menos até encontrar, no supermercado, uma misteriosa rapariga que vive dentro do fato de mascote da empresa de refrigerantes para que trabalha: um dinossauro cor-de-rosa, por quem se apaixona sem fazer a mínima ideia de como ela é. Pelo meio há um assassino contratado e um Jorge Palma imaginário (que é o verdadeiro). E um supermercado onde o amor acontece.
Com Ivo Canelas, Victoria Guerra, João Tempera, Lúcia Moniz, Jorge Palma, Sérgio Godinho, Ruy de Carvalho, Gregório Duvivier, Marco Delgado, André Nunes. Realização de Luís Galvão Teles e argumento de Nuno Markl.
O Amor É Lindo … Porque Sim! (clique para ver)
Um labirinto de emoções, onde a vida tem a graça dum dia de sol e Lisboa é a casa ideal para um final feliz!
Amélia é uma jovem lisboeta que no dia do seu aniversário é abandonada pelo namorado e perde o emprego num quiosque de cachorros quentes. Quando arranja trabalho numa tasca, a patroa ouve-a cantar e pelo caminho ainda tem tempo para fazer apaixonarem-se por si dois rapazes que não podiam ser mais diferentes.
Com Inês Patrício, João Maria, Carolina Serrão, Ana Brito e Cunha, Maria Rueff, entre outros. Realização de Vicente Alves do Ó.
O Pátio das Cantigas (clique para ver)
Partindo da atmosfera do argumento original de António Lopes Ribeiro, Vasco Santana e Francisco Ribeiro, este é um “Pátio das Cantigas” renovado, numa história contemporânea e o primeiro filme de uma trilogia de “Novos Clássicos” que inclui ainda “O Leão da Estrela” e “A Canção de Lisboa”.
Com Miguel Guilherme, Sara Matos, César Mourão, Dânia Neto, Manuel Marques, Rui Unas, Anabela Moreira, Cristóvão Campos, Aldo Lima, José Pedro Vasconcelos. Realização de Leonel Vieira.
O Leão da Estrela (clique para ver)
Remake do filme realizado por Arthur Duarte, em 1947.
Há poucas coisas na vida de Anastácio, um modesto funcionário público, a que ele dá valor: à família, claro, à sua mulher de sempre, Carla, e às duas filhas, Branca e Joana, apesar das constantes dores de cabeça que elas lhe provocam. E logo a seguir os Leões de Alcochete, o clube do seu bairro que pode regressar à glória com uma vitória em Barrancos do Inferno, no Alentejo. É um jogo que Anastácio não pode perder. O problema é que Joana espatifou o carro. Miguel, o mecânico que está envolvido com Rosa, a sobrinha, oferece uma solução: há na garagem um táxi que transporta oito pessoas. Agora só precisam de fingir que são ricos para passarem a noite na quinta da família de Eduardo Barata, um amigo de facebook de Joana. Um plano tão absurdo que tem tudo para funcionar.
Com Miguel Guilherme, Sara Matos, Ana Varela, Manuela Couto, André Nunes, José Raposo, Dânia Neto, Aldo Lima, Alexandra Lencastre, Manuel Marques.
A Canção de Lisboa (clique para ver)
Remake da popular comédia de 1933, com Vasco Santana, Beatriz Costa e António Silva
Vasco Leitão, estudante de medicina, sobrevive na capital à custa da mesada das tias de Trás-os-Montes, que nunca vieram a Lisboa e o consideram um aluno exemplar.
Todavia, o alegre estudante em vez das aulas, prefere os retiros e os arraiais, as cantigas populares e as mulheres bonitas, em particular Alice, uma rapariga com talento para a música e filha do candidato a Primeiro-ministro, José Caetano.
No mesmo dia em que volta a reprovar uma prova oral, recebe um email em que as tias lhe anunciam uma visita a Lisboa…
Com César Mourão, Luana Martau, Marcus Majella, São José Lapa, Miguel Guilherme, Maria Vieira, Jani Zhao, Nuno Markl, Ruy de Carvalho. Realização de Pedro Varela.
Tiro e Queda (clique para ver)
Eddie e Manecas são dois grandes amigos dotados de uma estupidez “galáctica”. E juntos revelam-se um verdadeiro desastre.
Dois homens. Uma missão. Qual missão? Ninguém sabe. Talvez nem eles próprios.
Com Eduardo Madeira, Manuel Marques, Carla Vasconcelos, Gabriela Barros, Camilo Silva, Nuno Fernandes, José Eduardo, Óscar Branco, Henriqueta Maya, Joana de Viana, Emília Silvestre, Dinarte Freitas, Ismael Calliano, Martina Hrebenyuk. Realização de Ramón de los Santos.
Carga (clique para ver)
Viktoriya é uma jovem russa que sonha com um futuro melhor. António é um camionista português a enfrentar graves dificuldades financeiras e que apenas deseja sustentar a família. Os seus caminhos vão cruzar-se quando ele é contratado para fazer o transporte de um grupo de imigrantes ilegais. Mas o que António acaba por descobrir mais tarde é que, ao aceitar aquele trabalho, acabou por, involuntariamente, entrar num perigoso esquema de tráfico de seres humanos.
Com Michalina Olszanska, Vítor Norte, Rita Blanco, Dmitry Bogomolov, Sara Sampaio, Miguel Borges, Ana Cristina Oliveira, Duarte Grilo. Realização de Bruno Gascon.
Linhas Tortas (clique para ver)
Um encontro acidental no Twitter dá a conhecer Luísa (Joana Ribeiro), uma jovem atriz, e António (Américo Silva), escritor e jornalista, que usando Rasputine como nome de perfil está nesta rede social sem revelar a identidade. A relação de ambos, sempre virtual, torna-se o centro das suas vidas. António não resiste à juventude e graça de Luísa, Luísa reconhece em Rasputine a primeira concretização do seu ideal amoroso. Decidem encontrar-se. Mas António tem um acidente a caminho desse encontro e deixa Luísa à espera…
Com Américo Silva, Joana Ribeiro, Ana Padrão, Miguel Nunes, entre outros. Realização de Rita Nunes.
Perdidos (clique para ver)
Seis amigos resolvem passar um fim-de-semana a bordo de um luxuoso veleiro. À medida que se vão distanciando da costa, todos se vão sentindo cada vez mais entusiasmados com os dois dias que os esperam. Quando um deles dá um mergulho em alto mar, todos se lhe juntam. Mas, para surpresa geral, ninguém se lembrou de baixar as escadas de acesso ao barco…
Com Dânia Neto, Afonso Pimentel, Dalila Carmo, Catarina Gouveia, Diogo Amaral, Lourenço Ortigão. Realização de Sérgio Graciano.
Deste Lado da Ressurreição (clique para ver)
Desde o divórcio dos pais que a família não voltou a ver Rafael (Pedro Sousa). Mas Inês (Joana Barata) descobre que o irmão voltou e está de novo a surfar na praia do Guincho. Inês quer ser surfista como ele e foge de casa. Rafael surfa como quem quer morrer. Todos os dias entra nas ondas perigosas testando os limites da sua vida. Mas já não lhe interessa o surf, só o céu, como se buscasse o céu dentro de água. Ao ver o irmão olhar fixamente para a Serra de Sintra, Inês percebe que ele vai voltar para o seu refúgio no Convento dos Capuchos. Não tendo como ficar no Guincho, Inês volta para a mãe e para a escola mas sente-se perdida. Já não consegue viver como vivia. Rafael, no convento, não encontra a paz que procurava, não consegue sair do lado de cá da Ressurreição.
Com Pedro Sousa, Joana Barata, Sofia Grillo, Pedro Carmo, Luís Castro, Mariana António, Guilherme Garcia. Realização de Joaquim Sapinho.