Foi a 26 de abril de 1994 que começaram as emissões da Antena 3. São já 28 anos a acompanhar com entusiasmo e ritmo a rotina dos seus ouvintes, mas também a marcar tendências. Entre canções e histórias, é desde o início o palco dos novos talentos da música nacional.
Para Nuno Reis, diretor da Antena 3, “são 28 anos de uma rádio que sempre apostou na diferença e que sempre teve um carinho especial pela nova música portuguesa. São 28 anos de estrada, em muitos festivais e concertos, de muitas emissões espalhadas por todo o país, com muitas horas de música ao vivo e em direto”.
Sempre em cima do acontecimento, a Antena 3 não tardou a conquistar o seu público e, ao mesmo tempo, a desafiar as outras rádios a sair da sua zona de conforto com propostas, também elas criativas e inovadoras. E se em 1994 viria a surpreender o mercado radiofónico português com o seu conceito de “rádio jovem” – a única, na altura – hoje a Antena 3 assume-se, essencialmente, como um “projeto mais ligado à cultura pop, sem receio de experimentar novos formatos e de oferecer diversidade, sempre de acordo com a nossa missão de serviço público”.
Em 28 anos, a forma de fazer e consumir rádio alteraram-se, sobretudo, com o crescente impacto da internet. Mas enquanto muitos a encararam como uma ameaça, a Antena 3 mostrou, mais uma vez, a sua capacidade de reinvenção e readaptação aos tempos modernos. “Os últimos anos da rádio em Portugal são marcados, quanto a mim, pela incrível capacidade de resistência a todas as ameaças e sentenças de morte, que foram surgindo. Dos CD’s aos Ipods, das plataformas de streaming às redes sociais, a rádio conseguiu resistir e manter-se relevante na vida das pessoas, explorando novas oportunidades. A Antena 3 está presente na vida dos seus ouvintes, em todas as plataformas onde eles estão, com conteúdos desenvolvidos especificamente para esses meios”, acrescenta Nuno Reis.
Quanto ao futuro, os desafios passam, naturalmente, por continuar a ser um parceiro privilegiado da nova música portuguesa, reforçando “o posicionamento como a marca de produção de conteúdos ligados à cultura nacional e internacional, do grupo RTP. Produzimos conteúdos áudio exclusivos para o online, fazemos programas de televisão sobre a música portuguesa e produzimos documentários. Já somos, mas seremos cada vez mais, muito mais do que uma rádio”.