O novo programa da Antena 1 recorda uma “avalanche” cinematográfica, entre a influência dos clássicos e os sinais da modernidade.

Em A Década de Todos os Filmes, o jornalista e crítico João Lopes recapitula, em 10 programas, um período fulgurante para o cinema, incluindo o passado, presente e futuro. “De facto, entre 1960 e 1969 surge uma avalanche de filmes que nos pode ajudar a compreender “toda” a história do cinema, compreendendo a influência dos clássicos, detetando os sinais da modernidade”, afirma o autor à Antena 1.

Tendo como premissa a mudança radical do cinema a partir de 1960, marcada pela eclosão das Novas Vagas, a herança dos clássicos foi-se cruzando com a ousadia experimental, gerando uma energia criativa cujas ramificações se prolongam até ao nosso presente. Esta é uma viagem através das memórias dos anos em que nasceu a modernidade cinematográfica.

Ao longo de 45 minutos vamos contextualizar uma pequena galeria de títulos emblemáticos do respetivo ano, cruzando tais referências com músicas, canções e, por vezes, diálogos de alguns filmes.

A Década de Todos os Filmes, programa de João Lopes, para ouvir à segunda-feira, às 23h00, na Antena 1.