A reportagem O Poeta Faz-se recebeu uma menção honrosa nos Prémios ANAM, promovidos pela Associação Nacional de Assembleias Municipais. Este trabalho da autoria da jornalista Cláudia Viana, com imagem de José Pinto Dias e edição de Marcelo Sá Carvalho, incide sobre uma iniciativa de combate ao analfabetismo que leva a poesia e a música à população carenciada.
Reportagens como O Poeta Faz-se “ajudam a consciencializar o público sobre a elevada taxa de analfabetismo em muitos países, nomeadamente em Portugal. Projetos como este promovem a importância da educação como direito fundamental, assim como o gosto pela escrita, antes disso, pela poesia. Pessoas que não sabem ler nem escrever, despertam para um mundo que, tantas vezes, as ultrapassa. Depois apoderam-se das palavras e de si, das suas histórias. Iniciativas destas inspiram outras organizações, entidades, autarquias a desenvolverem projetos semelhantes, por forma a promover a equidade social“, afirma Cláudia Viana.
Mais uma vez o trabalho da Informação da RTP é reconhecido pelas associações nacionais. A jornalista confessa que “em tempos tão difíceis para o jornalismo, o reconhecimento é alento, é esperança. É um incentivo à excelência no jornalismo, um estímulo para continuarmos a produzir conteúdos de elevada qualidade. É não perdermos a fé no que de bom ainda há por fazer“.
Veja aqui a reportagem.
Os Prémios ANAM têm como objetivo reconhecer, no plano nacional, estudos, artigos, trabalhos de investigação científica e jornalística e trabalhos de âmbito escolar relacionados com matérias que valorizem e dignifiquem as Assembleias Municipais e o seu papel na organização democrática dos municípios.