A Informação da RTP continua a ser reconhecida pelos seus pares e prova disso é a mais recente distinção. A reportagem “Entre a Abundância e a Escassez” foi a grande vencedora da 2ª edição do Prémio de Jornalismo Eit Food.

A atribuição deste prémio é justificada pelo relevante trabalho desenvolvido na sensibilização e divulgação dos valores associados à inovação e sustentabilidade agroalimentar. A reportagem “Entre a Abundância e a Escassez”, da autoria de Mafalda Gameiro, revelou algumas das alternativas existentes em Portugal para atenuar o volume de importações do setor agroalimentar.

Para a jornalista Mafalda Gameiro, “conquistar o Prémio de Jornalismo Eit Food é confirmar que a abordagem desta temática foi extremamente oportuna”. Sobretudo, se pensarmos que vivemos um momento “em que a expressão Escassez alimentar é cada vez mais uma realidade e em que a palavra Abundância deixou de ser uma evidência”.

A reportagem “Entre a Abundância e Escassez”, emitida em março no Linha da Frente, apontou “algumas soluções para o combate à redução de produtos alimentares primários”, passando estas, entre outras, pela “aposta na produção de culturas que respeitam a terra e que aliam a estratégia de redução da aplicação de produtos químicos agressivos e danosos para o meio ambiente e para as espécies, com a tomada de consciência do consumidor, cada vez que faz uma escolha para colocar no prato”.

A RTP e o programa Linha da Frente, conclui Mafalda Gameiro, anteciparam-se a “uma das grandes temáticas da atualidade”. A reportagem “Entre a Abundância e Escassez”, que está disponível na RTP Play, conta com imagem de João Serra Martins, imagem drone de Carlos Pinota e edição de Paulo Nunes.