A reportagem da Antena 1 Marco está nomeada para a 34º Grande Prémio Internacional de Rádio da URTI. Esta nomeação vem comprovar uma vez mais a qualidade da Informação da rádio pública, sublinhando ao mesmo tempo o posicionamento da Antena 1 enquanto rádio inclusiva e agregadora.
A Informação da Antena 1 tem dado especial atenção aos grandes temas sociais e prova disso é a reportagem Marco, cuja visibilidade e impacto chega agora ao mercado internacional. A jornalista Rita Colaço revela-nos, através deste trabalho, o dia a dia de Marco, uma pessoa surda profunda que decidiu entrar no ensino superior. Com a sua história entendemos melhor quem vive num mundo de silêncio. Este trabalho contou com sonoplastia de Paulo Cavaco.
Para Rita Colaço, a reportagem Marco “representou um marco na rádio a nível nacional e, arrisco-me a dizer, até a nível europeu. A partir deste trabalho, a Grande Reportagem da Antena 1 passou a estabelecer, consistentemente, um compromisso de acessibilidade para com quem estava impossibilitado de ouvir rádio. Com a premissa “somos todos ouvidos”, desde janeiro de 2021 que todas as grandes reportagens da rádio pública passaram a ser traduzidas em Língua Gestual Portuguesa e legendadas“.
Sobre a nomeação, a jornalista Rita Colaço recebeu a notícia com “enorme alegria, [afinal, trata-se de] um prémio de renome internacional e prestigiante. Na edição deste ano, o Prémio Internacional de Rádio URTI estabeleceu como mote a ‘confiança e a acessibilidade em todas as circunstâncias’. Marco e todas as grandes reportagens da Antena 1 que se seguiram têm estabelecido essa relação de confiança e acessibilidade para com todos, ultrapassando a ‘barreira do som’. Esta nomeação sabe, por isso, a prémio“.
A reportagem Marco está entre os finalistas para o Grande Prémio Internacional de Rádio da URTI. O resultado é conhecido no dia 15 de dezembro.