A Informação da RTP foi distinguida na área do Ambiente e Alterações Climáticas. A 4ª edição do Prémio Floresta é Sustentabilidade atribuiu uma menção honrosa na área de Jornalismo – TV à reportagem da RTP sobre a importância do pinhal-bravo para a biodiversidade e resistência da floresta portuguesa.
Pela primeira vez, foi estudada a relevância da floresta de pinheiro-bravo como um habitat único para várias espécies em Portugal. Com esta investigação, o Centro Pinus quer ajudar municípios, instituições e investigadores a conhecer e conservar a biodiversidade da floresta de Pinho. Esta peça da jornalista Daniela Santiago, com imagem de Hugo Antunes e edição de Samuel Freire, foi transmitida nos diferentes noticiários da RTP e pode ser vista aqui.
“Como editora de Ambiente e Ação Climática da RTP, a única televisão portuguesa que tem esta editoria, regozijo-me por poder fazer este tipo de reportagens. Aqui não vamos atrás do que é escândalo. Queremos mostrar o que é importante e também boas notícias. E este estudo inédito que revelava o valor e a importância do pinheiro-bravo no território português mereceu toda a nossa atenção e mostrou como uma espécie que tantas vezes é esquecida é tão importante para acolher e servir de cama às outras espécies. É por estas histórias e para mostrar o que de valor tem a natureza em Portugal que vamos continuar a trabalhar“, afirma a jornalista Daniela Santiago.
O Prémio Floresta é Sustentabilidade é uma iniciativa desenvolvida pela BIOND, em parceria com o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, que pretende distinguir as melhores práticas florestais e reconhecer a importância da fileira florestal para Portugal.