A indústria de media em Portugal está em contínua mudança, com um mercado cada vez mais competitivo, fragmentado e virado para a sua internacionalização, o que traz grandes desafios aos operadores de televisão. A RTP tem mantido a sua relevância e prova disso é a sua mais recente distinção como marca de excelência no país, atribuída pelos portugueses.
Há dez anos consecutivos que o operador de serviço público de televisão e rádio é visto como uma referência no meio audiovisual português, com um património que se distingue pela qualidade e criação de valor. Numa iniciativa promovida pela organização internacional SuperBrands, a RTP recebeu o “selo dourado”, elevando o seu papel relevante no desenvolvimento social e cultural em Portugal.
Para Marina Ramos, diretora de Marketing Estratégico e Comunicação da RTP, “o facto dos portugueses escolherem a marca RTP espontaneamente, como uma marca de excelência, é muito gratificante, porque é o reconhecimento e o resultado de um trabalho de equipa quotidiano, sinal de que devemos insistir no caminho da qualidade, da universalidade e dos conteúdos criativos em português”.
Diariamente, na rádio, na televisão e no digital, a RTP compromete-se a produzir mais e melhores conteúdos, que pretendem ser diversificados, inclusivos e inovadores. Uma programação próxima do seu público com sentido de responsabilidade e independência, valores igualmente atribuídos à Informação. Acrescenta Marina Ramos que “vale a pena trabalhar para um serviço público forte, relevante, porque o público reconhece que a RTP é uma marca que marca”.
Este ano foi igualmente entregue o prémio especial de solidariedade, que distingue projetos e iniciativas de carácter social, com impacto na comunidade. A 10ª distinção deste prémio Superbrands Solidária/RTP recaiu sobre a Associação Corações com Coroa, um projeto que apoia raparigas e mulheres, fundado e presidido pela apresentadora Catarina Furtado.
A Superbrands é uma organização internacional independente que se dedica à identificação e promoção de Marcas de Excelência em 97 países. Em Portugal, a distinção das marcas preferidas dos portugueses é feita com base num estudo junto do Consumidor e na opinião do Conselho das Superbrands, tendo este ano sido atribuído o “selo dourado” a 37 marcas de serviços, setores de consumo, automóvel, saúde, media, entre outros.