A jornalista Paula Moura Pinheiro foi condecorada com a Medalha Municipal de Mérito Cultural, entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas. Esta distinção reconhece o seu percurso dedicado à promoção do conhecimento e à divulgação da cultura, das artes, das letras e do património cultural.

A autora, editora, apresentadora e jornalista da RTP é, desde 2014, responsável pelo programa Visita Guiada que, semanalmente, contribui para a divulgação da história, história da arte, da cultura e do património cultural portugueses, nomeadamente de Lisboa.

Anteriormente apresentou o programa Câmara Clara, distinguido com o prémio APOM (Associação Portuguesa de Museologia), através do qual divulgou e deu a conhecer as artes nas suas diversas expressões, tendo ainda desenvolvido trabalho na área da promoção da leitura e publicado vários livros.

Nos dez anos do Visita Guiada, agradeço nesta data também em particular a Carlos Moedas, por ter decidido celebrar o cuidado que pomos nas histórias que contamos. Agradeço à Câmara Municipal da minha cidade, Lisboa, uma cidade tão antiga, tão fascinante e tão bonita que tenho sempre de resistir à tentação de me deixar ficar por aqui, agarrar para sempre as suas histórias e as aventuras e desventuras das gentes que fizeram dela o que é“, afirma Paula Moura Pinheiro. A jornalista confessa-se “particularmente feliz” com a distinção recebida, pela valorização que representa do seu trabalho e da sua equipa.

Em cada figura que homenageamos nesta casa, homenageamos a sua vida e o seu percurso, e essa sua vida encerra sempre algo que ultrapassa a mera individualidade. Que ultrapassa sempre a pessoa. Na Paula Moura Pinheiro homenageamos também o que ela representa para todos nós. E o que representa é algo que é simples, mas que tem uma enorme importância nos dias de hoje: falar de Paula Moura Pinheiro é falar do melhor que o jornalismo tem“, declara o presidente da Câmara Municipal de Lisboa. “Paula Moura Pinheiro mostra exatamente a grandeza e o alcance do melhor jornalismo. Mostra-o de três formas, tão bem impressas no seu estilo, que todos conhecemos: um jornalismo que se alia à cultura, feito para as pessoas e que ensina. Lisboa hoje agradece-lhe por este seu exemplo e pelo seu percurso“, acrescenta.

A Medalha Municipal de Mérito da Cidade de Lisboa destina-se a distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos advenham assinaláveis benefícios para a cidade de Lisboa, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros de notável importância que justifiquem este reconhecimento.