No último fim de semana decorreu a entrega dos Prémios de Jornalismo “Corações Capazes de Construir”, atribuídos anualmente pela Associação Corações com Coroa. Mais uma vez, e pelo segundo ano consecutivo, a informação da RTP esteve em destaque ao receber duas menções honrosas.

A Grande Reportagem da Antena 2 “A fome, todos os dias” foi distinguida na 10ª edição dos Prémios de Jornalismo “Corações Capazes de Construir”. O trabalho da jornalista Isabel Meira mereceu a atenção do júri pela sua relevância na promoção do conhecimento e discussão dos Direitos Humanos. A poucos dias das eleições presidenciais de 2022 no Brasil, a repórter da Antena 2 trouxe ao debate da rádio os índices de pobreza no país, trazendo as histórias de quem luta contra a fome e vive na rua, à mercê da boa vontade e solidariedade.

Para Isabel Meira, o prémio atribuído é “sinal de que a rádio pública conseguiu chamar a atenção para o problema da fome no Brasil, procurando contribuir, com sensibilidade e rigor, para um debate mais informado. É uma distinção que me deixa muito feliz”.

Também a reportagem da RTP África “Rebeldes” recebeu uma Menção Honrosa. A jornalista Carla Adão foi ao encontro de três mulheres guineenses de três gerações, consideradas “rebeldes” por não aceitarem o destino que lhes estava traçado pela sua condição de mulher numa sociedade verdadeiramente machista.

O prémio não é só meu, sinto que represento uma comunidade afrodescendente que ainda não ocupa muitos dos locais de fala em Portugal e ainda não tem representação em muitos espaços e a comunicação social é um deles”, afirma Carlão Adão, sublinhando a importância da sua reportagem para a discussão de um tema tão atual como “o tratamento desigual das mulheres na Guiné-Bissau” em pleno século XXI.

A entrega dos Prémios de Jornalismo “Corações Capazes de Construir” teve lugar na XI Conferência da Associação Corações com Coroa, presidida pela apresentadora Catarina Furtado, que teve como tema “O Portugal que hoje somos e o país que queremos”.