O programa de Informação da RTP1 Portugal em Direto voltou a ser distinguido com o Prémio Movimento de Arte Contemporânea na categoria de “Televisão”. Também a jornalista Dina Aguiar recebeu o Prémio de Jornalismo de Excelência, atribuído igualmente pela instituição que celebra este ano o seu 29ª aniversário.
É a terceira vez que o programa Portugal em Direto recebe o Prémio Movimento de Arte Contemporânea. Este reconhecimento público justifica-se pelo relevante trabalho desenvolvido na promoção da ação cultural portuguesa, com reportagens e diretos de norte a sul do país a darem conta de iniciativas culturais e dos seus protagonistas.
Filipa Costa, coordenadora do programa, considera que este reflete aquilo que é o “verdadeiro serviço público de televisão. É um espaço onde, com tempo necessário, se mostram coleções, exposições, se conversa com investigadores, conservadores, historiadores e onde se destaca o trabalho destas instituições culturais”.
Um trabalho só conseguido graças a uma empenhada e apaixonada equipa, entre jornalistas, repórteres de imagem, editores e técnicos, destacando-se igualmente os profissionais da RTP Açores e RTP Madeira. Todos eles contribuem com o seu “trabalho e dedicação para tornar o programa num exemplo”, acrescenta Filipa Costa, que estende o agradecimento a “todos os telespectadores que nos são fiéis e que nos premiam diariamente com a sua companhia”.