O jornalista Paulo Santos foi distinguido pela Assembleia Legislativa da Madeira com o Prémio Emanuel Rodrigues. O profissional da RTP destacou-se pela excelência do trabalho desenvolvido na promoção da identidade regional, servindo como referência a série documental da sua autoria Uma História de Autonomia.
“É uma honra ter sido agraciado com o Prémio Emanuel Rodrigues, que não só é um reconhecimento pessoal como também um reconhecimento à RTP, à excelência do seu arquivo e aos seus profissionais”, enaltece Paulo Santos.
A série documental Uma História de Autonomia mostra-nos os anos iniciais do processo de autonomia da região da Madeira, revelando documentos históricos, imagens inéditas e testemunhos de quem lutou pela sua independência.
“Nós, jornalistas, somos contadores de histórias, mas normalmente não é a nossa história que contamos, são as de outros. Foi o que fiz em Uma História de Autonomia. Era importante registar testemunhos e dizer aos mais novos que a Autonomia é a razão de ser mais importante da nossa História. Sendo eu um filho da Autonomia sei bem que provavelmente não estaria aqui hoje se não existisse as oportunidades que a Madeira passou a ter desde 1976”, afirma Paulo Santos, para quem a autonomia do arquipélago é um “edifício inacabado que exige de todos nós, sejamos cidadãos comuns ou representações do povo”.