João Canijo recebeu o prémio de Melhor Realizador na 41ª edição do Festival Internacional de Cinema do Uruguai. O cineasta português foi distinguido pelo filme “Mal Viver”, cuja história poderemos ver em breve numa série na RTP1.
O júri do Festival de Cinema Internacional do Uruguai destacou a “composição obsessiva dos planos e o desenvolvimento de um conceito sonoro não menos minucioso” como marcas de um “realizador que tem uma ideia de cinema e uma forma de a concretizar plano a plano”. Foi elogiado ainda “os mecanismos dramáticos [existentes no filme] que transferem de forma quase direta a experiência das personagens para o espectador. Um feito esgotante, mas esteticamente admirável”.
O prémio atribuído ao realizador João Canijo surge depois do filme “Mal Viver” ter vencido, em fevereiro, o Urso de Prata na 73ª edição do Festival de Cinema de Berlim. Atualmente, o cineasta preside ao júri do Festival de Cinema de Istambul, onde o filme se encontra também a ser apresentado.
“Mal Viver” acompanha a história de uma família que luta pela estabilidade de um hotel herdado. Uma série de conflitos antigos acaba por precipitar conversas que haviam sido adiadas. No elenco estão Rita Blanco, Anabela Moreira, Cleia Almeida, Filipa Areosa, Madalena Almeida, Beatriz Batarda e Nuno Lopes, entre outros. Este filme contou com o apoio da RTP e vai ter uma versão pensada de raiz para televisão.