A RTP e o documentário O que Ficará dos Fundos Europeus foram distinguidos na 5º edição do Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa”. O trabalho em coautoria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos venceu a categoria “Nacional” numa iniciativa promovida anualmente pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.

O documentário O que Ficará dos Fundos Europeus, dividido em duas partes, aborda a gestão feita por Portugal dos fundos comunitários recebidos nos últimos 35 anos. Os mais de 120 mil milhões de euros permitiram modernizar o país e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de vida dos portugueses.

O Prémio de Jornalismo “Fernando de Sousa” sublinha o excecional trabalho desenvolvido pela RTP em prol da discussão do impacto das políticas da União Europeia em Portugal, abrindo espaço à reflexão dos grandes temas da atualidade. Para Joana Garcia, diretora-adjunta de Informação da RTP, trata-se de um dever do serviço público exercido diariamente com o maior rigor e qualidade: “Mesmo que isso não dê audiências, nós na RTP fazemos questão de trazer todos os dias à antena conhecimento a quem nos vê através de trabalhos de qualidade jornalística”.

Apresentado por Carlos Daniel, o documentário O que Ficará dos Fundos Europeus é da autoria de Anabela Almeida, que dedicou o prémio “aos jornalistas que estão hoje na frente da batalha, aqui às nossas portas, na Europa, e que arriscam a vida a fazer chegar a informação às nossas televisões e a outros meios de comunicação social. Enquanto portuguesa sinto um grande orgulho por pertencer à comunidade europeia e por ter a sorte de ter nascido num contexto em que é possível as pessoas fazerem escolhas com total liberdade”.

[Re]veja aqui o documentário O que Ficará dos Fundos Europeus, disponível na RTP Play.