O apresentador de televisão Júlio Isidro e o jornalista José Rodrigues dos Santos vão ser condecorados com uma Medalha Municipal de Mérito Cultural pela Câmara de Lisboa.
Em 1960, aos 15 anos, Júlio Isidro estreou-se na RTP, no Programa Juvenil. Desde então notabilizou-se como apresentador de televisão e de rádio, autor, contador de histórias, produtor e realizador. Neste meio destacou-se na apresentação de programas como O Passeio dos Alegres, Festa é Festa, A Festa Continua, Arroz Doce e Clube Amigos Disney, na RTP. Com 64 anos de carreira, continua a fazer televisão com dois programas semanais na RTP Memória: Inesquecível, de 2011 até à atualidade, e Traz P’ra Frente, de 2015 até à atualidade.
Júlio Isidro tem vindo a ser distinguido pelo seu percurso profissional e dedicação, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo então Presidente da República Jorge Sampaio, em 2006, e com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, em 2020.
José Rodrigues dos Santos é uma referência da Informação, sendo um dos rostos do Telejornal, na RTP, desde 1991. Este ano foi mais uma vez distinguido como a personalidade de referência na área do Jornalismo pelo estudo de opinião Marca de Confiança, desenvolvido pelas Seleções do Reader’s Digest.
A Medalha Municipal de Mérito da Cidade de Lisboa destina-se a distinguir as pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, de cujos atos advenham assinaláveis benefícios para a cidade de Lisboa, melhoria nas condições de vida da sua população, desenvolvimento ou difusão da sua arte, divulgação ou aprofundamento da sua história, ou outros de notável importância que justifiquem este reconhecimento.