O Programa Cautelar, apresentado por Filomena Cautela, recebeu esta semana o Prémio Nacional de Educação e Cidadania Fiscal na categoria “Media”. Esta distinção reafirma a importância e o impacto positivo que o programa tem junto dos telespectadores, assumindo-se através do humor como uma porta aberta ao debate sobre temas da atualidade.
A Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira e a Associação Law Academy destacam o episódio “Desigualdades e Bilionários”, da segunda temporada do Programa Cautelar, que está disponível na RTP Play. Ambas as entidades sublinham que Filomena Cautela expõe as desigualdades sociais “de forma simples, clara, formativa e com o humor que lhe é reconhecido, apresentando a Fiscalidade como um dos pilares fundamentais para o combate às desigualdades e para uma sociedade mais justa e mais igual”.
O Prémio Nacional de Educação e Cidadania Fiscal tem como propósito distinguir ações que promovam o conhecimento e a consciencialização sobre a função social dos impostos. Ao mesmo tempo, pretende valorizar projetos que sensibilizam os cidadãos para o dever fundamental de cidadania de cumprir a lei fiscal.
A terceira temporada do Programa Cautelar estreia ainda este ano, depois do verão. À equipa, Filomena Cautela deixa umas palavras de agradecimento: “obrigado por ainda acreditarem comigo que no meio de tanta macacada, o que se diz em televisão ainda é e deve ser importante”.