Estreia: Quinta, 2 de Maio às 23:10, na RTP2

Viagem incrível e detalhada ao mundo de um dos mais famosos e misteriosos pintores de todos os tempos

 

Apesar de ter deixado apenas 37 quadros, a sua obra é internacionalmente reconhecida. Mas quem foi este homem que permaneceu desconhecido em vida? A narradora Margarida Mercês de Mello explica a queda de Vermeer na obscuridade e o ressurgir como sensação mundial, enquanto examina os temas das suas pinturas, o compara aos mestres renascentistas e mostra como se estabeleceu num marco relevante do mercado artístico e da política na Europa.

Apresentado como um homem solitário que vivia isolado na pequena vila de Delft, na Holanda, Vermeer foi na verdade um pintor envolvido num movimento artístico excecional, rodeado de amigos e concorrentes. O seu génio nasceu desta confrontação e intensa atividade cultural.

 

 

Este documentário de Guillaume CottetJean-Pierre Cottet parte à descoberta do mundo de Johannes Vermeer, numa época de explosão económica e frenesim criativo num pequeno país que permitiu o surgimento de centenas de artistas e milhares de pinturas sublimes, para revelar a complexidade e a riqueza da sua obra e o seu doloroso destino, envolvido num caos histórico e familiar que o conduzirá a um final no anonimato.

Uma bela viagem entre o presente e o passado para compreender como pinturas esquecidas, retratos da vida quotidiana do século XVII, acabaram por se tornar ícones da nossa civilização.

 

Ficha Técnica

Título Original

La Revanche de Vermeer

Autoria e Realização

Guillaume Cottet e Jean-Pierre Cottet

Narração

Fiona Shaw e Pierre Arditi

Música

Loran Dellorge e Benjamin Ribolet

Edição

Sylvain Dlugokeçki

Produção

James Mitchell | Martanges Production, Soho Moon Pictures, ARTE France

Ano

2016

Duração

51'

Relacionados