"Gostava que as pessoas entendessem que nós, bombeiros, somos humanos, falhamos, erramos e não temos força infinita."

"Eu sou um jovem bombeiro de 16 anos, sou cadete nos bombeiros voluntários dos carvalhos. Não sei bem o que escrever, mas escrevo, com gosto nesta "profissão", profissão esta onde vamos sempre, mas nunca sabemos se voltamos.

Às vezes saímos de rastos dos treinos, todos suados, esgotados, e no fim os nossos instrutores dizem sempre que não treinamos por castigo nem porque queremos, mas sim porque o ofício o obriga porque ser bombeiro não é só vestir uma farda, é saber usá-la em função dos outros. Porque quem não aguenta um treino não aguenta um incêndio de grandes dimensões ou um desencarceramento.

Por vezes choro quando vejo as capas dos jornais e as notícias na TV. Choro por saber o que eles estão a passar e por não poder estar lá a ajudar, porque se pudesse transferia todas as minhas forças.

Não é fácil ser bombeiro, passamos por muita coisa , vemos muita coisa e temos grandes responsabilidades.

Mas o que mais me custa é por vezes ver a população a lembrar-se dos bombeiros apenas na hora de aperto e mesmo assim, à nossa chegada ainda sermos apredejados. Sim, é verdade, já houve uma situação onde fomos socorrer e à chegada fomos apredejados pela população. Mas também há pessoas generosas que nos dão alimentos e gotas para os olhos, e até ajudam os colegas a combater a chamas.

Gostava que as pessoas entendessem que nós, bombeiros, somos humanos, falhamos, erramos e não temos força infinita, que não temos descanso e muitas vezes vamos para a o ocorrência e deixamos os filhos em casa a chorar por verem os pais irem para a frente de um inferno de fumo e calor.

Há pessoas que não têm mesmo noção do que é ser bombeiro. E não é por falta de treino, por vezes pode ser por falta de veículos – e não falo só em veiculos terrestres. Não é fácil ir contra as chamas quando muitos fogem delas , não é fácil…

Ser bombeiro não é só andar de ambulância nem apenas largar a água contra as chamas. Ser bombeiro é difícil, mas também é um orgulho."

No dia 15 de setembro, a RTP vai homenagear todos estes profissionais que salvam vidas e ajudam o próximo, juntando a TV, a Rádio e o Online do grupo RTP ao longo do dia numa grande emissão que não vai querer perder – na RTP1.

SAIBA COMO PARTICIPAR NESTA HOMENAGEM