Na próxima segunda-feira, dia 17 de outubro, a RTP1 dedica o dia a um tema que afeta muitos milhares de pessoas, o cancro da mama.
Este será um tema transversal a toda a emissão do canal. Na Praça e no Agora Nós vamos conhecer pessoas fundamentais na recuperação dos doentes oncológicos, laços entre doentes e médicos e histórias positivas na primeira pessoa.
O dia culmina com um debate alargado, logo a seguir ao Telejornal, que irá reunir os grandes especialistas desta área e com a emissão de um documentário único e muito real, O Meu Cancro.
É importante fazer-se uma reflexão sobre os tratamentos desta doença, que regista mais de 6000 casos anuais, com maior incidência nas mulheres, mas que também aparece nos homens. Esta é mais uma causa onde a RTP está presente e dá o seu contributo na sensibilização e alertas que possam ajudar a prevenir esta doença que deixa marcas profundas em todos nós.
Às 22h40 na RTP1″
“O MEU CANCRO”
O Meu Cancro, um depoimento na primeiríssima pessoa sobre uma doença que afeta milhares de mulheres em todo o mundo: o cancro da mama.
Infelizmente este é um assunto do qual ouvimos falar com muita frequência, todos nós conhecemos alguém que já passou pela doença.
Mas em O Meu Cancro temos algo diferente…a sua realizadora e narradora é Meral Uslu, uma doente oncológica a quem foi diagnosticado cancro da mama.
Num trabalho de Meral Uslu, onde a camara é o paciente, vamos conhecer, acompanhar e viver todos os passos pelo qual os doentes oncológicos terão de passar.
Desde o diagnóstico da doença, as opções de tratamento e todas as suas fases: quimioterapia, cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, reconstrução mamária e as consequências de todo estes tratamentos no corpo de uma mulher.
Mas neste trabalho, além de ouvirmos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, não é esquecido o papel da família em todo este longo processo.
Título Original: My Cancer
Ano: 2015
Origem: Holanda