A RTP foi distinguida na 20ª edição dos Prémios Sapo na categoria Melhor Inovação Digital com a reportagem Confinado na Aldeia. Um trabalho de João Pedro Mendonça realizado durante o período de confinamento na aldeia de Monsanto, gravado apenas com um telemóvel, computador e teclado.

O jornalista da RTP, também ele em isolamento, registou os dias quietos da aldeia de Monsanto. Este local, situado no interior do país não teve casos de infeção de covid-19, mas nem por isso evitou o isolamento e a distância das famílias, dos amigos e dos turistas. A população idosa ficou mais isolada e João Pedro Mendonça mostrou o dia a dia de quem resiste numa reportagem sem filtros e gravada de forma inédita.

Para João Pedro Mendonça, o Prémio de Melhor Inovação Digital é o reconhecimento de um trabalho coletivo, para o qual contribuíram não só os habitantes de Monsanto como todos aqueles “com quem aprendi tudo aquilo que eu posso fazer em televisão. O meio em que tudo isto se passou era estranho e também ele percursor. Era preciso usar todos os recursos do dever de resistência e transformar o ‘não ter’ na oportunidade de fazer. Passar essa mensagem é algo que podemos fazer todos os dias na RTP. O dever da sustentabilidade do jornalismo é cada vez mais desafiado pelos recursos que temos em mãos e é possível transformá-los numa oportunidade, que até dá prémio”. 

João Pedro Mendonça veio comprovar mais uma vez que o jornalismo é um trabalho de todos e para todos. Aqui fica o registo na primeira pessoa de quem fez parte desta equipa.