www.rtp.pt

Há um ano era lançado o site www.rtp.pt/15anos para recordar o melhor que se fez aos longo dos anos no Online da RTP.

Este ano voltamos a celebrar a marca recordando os projetos que mais marcaram alguns dos elementos da equipa da RTP Online durante o último ano:


Ricardo Tomé
(coordenador conteúdos – RTP Online)

“De entre vários projetos exigentes que produzimos, as emissões especiais em direto e com vertente participativa online são das que mais desafios se nos colocam, e das quais mais gosto de fazer. Uma das que vou guardar mais fortemente foi a dos “Heróis de Portugal“, em setembro de 2013, no Meo Arena.

Depois de recebida a sugestão no Facebook da RTP, de um bombeiro, a RTP decidiu avançar para um especial de 1 dia onde se lembravam os feitos destes heróis da paz e em paralelo a angariação de fundos para apoio às famílias das vítimas dos bombeiros entretanto falecidos.

A emissão TV e Web foi preparada em tempo recorde e contou com desdobramentos na RTP1, RTP Internacional e uma emissão exclusiva no YouTube e site RTP. A equipa online multiplicou-se em esforços: da preparação técnica para a emissão propriamente dita, à produção de fotos, à escrita de textos para o website e dinamização das redes sociais, à receção de fotos e vídeos enviados por milhares de pessoas, monitorização de hashtags, etc.

E particularmente especial pois resolvemos desafiar nomes bem conhecidos da blogosfera, das redes sociais e do mundo web em geral para darem o seu apoio a esta causa, e se juntarem a nós. Assim, além da preparação técnica, metemos mãos à obra e pesquisámos contactos. Queríamos que além dos rostos conhecidos da TV também os nomes dos blogues seguidos por milhares se mostrassem e se juntassem a este dia de emoções fortes e causa nobre. E as horas e dezenas de emails foram prontamente respondidos.

Juntaram-se à RTP e aos bombeiros de Portugal a Ana Lemos do blogue “CacoMãe“, a Ana Gomes da “A Melhor Amiga da Barbie“, o José Cabral de “O Alfaiate Lisboeta“, os YouTubers Nurb, Diogo Sena, Kiko is Hot, Peperan, Mr Pakystan, AnnyisKandy, Conguito, Rita Listing e The Remedy, o jornalista Paulo Querido, a blogger Sofia Patrício do “Entre Biberons e Batons“, o instagrammer José Lourenço, o Celso Martinho e Maria João Nogueira (Jonas) do Portal e Blogues SAPO, respetivamente, e ainda vários dos blogues fortes do mundo TV: “A Televisão“, “Espalha Factos“, e “Propagandista Social“.

Além destes, também alguns dos vários websites dedicados e criados por bombeiros também marcaram presença, partilhando as histórias e memórias menos boas e outras melhores de uma profissão dedicada a salvar vidas e ajudar o próximo. No fim da noite, meio milhão de euros foram angariados com a ajuda de todos os portugueses – residentes em Portugal e no estrangeiro.

Uma emissão feita por todos. Um dia para recordar. Também no online da RTP.”

Rui Ferreira
(RTP Play/ Fotografia)

“Durante este ano de trabalho, houve um “Projeto” que me deixou boas memórias e no qual tive o prazer de fazer parte. Lembram-se da apresentação da série “Odisseia“, aqui na RTP?

Foi empolgante a espera da equipa dos atores, conhece-los pessoalmente e conhecer a carismática e fantástica autocaravana, um veículo que muito me apraz e que está nos meus sonhos a longo preço, desculpem, a longo prazo.

Nesse dia radiava o Sol, apesar do mesmo, se transformar em spray minutos mais tarde.
Tínhamos uma roulotte que nos servia umas bifanas e o cheirinho convidava trabalhar e aconchegar o estômago, é de louvar, tem que ser uma coisa boa à força.

Fotografar, é o meu hobby preferido, era essa a minha função nesse projeto. Fi-lo com muito prazer, o ponto alto do evento, foi retratar todo ou quase todo, o elenco principal da série, sobretudo quando me deram a possibilidade de entrar dentro da autocaravana e estar frente a frente, diante de atores cheios de talento e os poder registar em grupo, confesso que até me senti um fotógrafo.”

Marisa Ferreira
(Designer)

“O redesign do Zig Zag online, projeto que me acompanha há 1 ano, com novas áreas e a reestruturação das já existentes, ficará sempre em aberto com a vinda de novas ideias e conteúdos.

Zig Zag online é um espaço criado para os mais pequenos mas também para os adultos se poderem divertir, informar, atualizar. Com muitas atividades divertidas, jogos online, vídeos, experiências cientificas, programação na TV e muito mais.

É um trabalho complexo, que vai desde o desenvolvimento das próprias páginas do site, à criação de imagens, adaptação e desenvolvimento de atividades, jogos, mini sites dos programas, edição de vídeo, atualização de conteúdos até ao contacto com as produtoras.

Neste momento está a ser desenvolvido o ”Espaço da Ciência”, com fichas de engenhocas e vídeos do programa “Adivinhas da Ciência”. A esta área irão juntar-se outras: “Receitas”, “Música”, “Adultos/Pais”…… até onde a imaginação nos deixar levar!”

Telma Teixeira
(Gestão de conteúdos)

“No último ano destaco o festival Super Bock Super Rock.

Foi neste ano, que pela primeira vez que fizemos a cobertura online deste festival, que se realiza no Meco, que é como quem diz, no meio de nada.

Era o terceiro festival do ano, na bagagem já levávamos o Primavera Sound e o Optimus Alive, e era aquele que nos colocava mais entraves. O alerta vermelho chegava de todos os lados: “Levem galochas, preparem-se para comer pó e preparem alternativas porque dificilmente haverá internet”.
Que animador! Lama e pó eram pormenores… mas internet?! INTERNET?! Ali, no meio de nada, longe de tudo e todos.

Ok, nada a fazer… era esperar para ver.
Eis que chegou o primeiro dia e, contrariamente ao esperado, estava tudo calmo e a funcionar quando lá chegámos. Aproveitámos logo para adiantar trabalho na quase certeza de que à noite, quando chegasse a multidão, a internet iria ser sugada até ao tutano.

Mas não. Isso não aconteceu. E arrisco até a dizer que foi o festival em que a internet se portou melhor!
É verdade que sujámos a roupa e os ténis mudaram de cor, e também jantámos algum pó, mas acabou por ser muito “super” divertido.”

Joana Martins
(Gestão de Conteúdos/ Repórter Web)

“No último ano tive o privilégio de ficar com um projeto que tocava o coração de muitos portugueses, sobretudo os tiveram de regressar a Portugal depois do 25 de abril, vindos das colónias, com pouco mais do que tinham no corpo.

A série “Depois do Adeus” mostrou-me parte de uma História que nunca fez parte dos meus livros da escola e que me impressionou por ter tantos pormenores que ficaram de fora do imaginário de quase todos nós.

Como é que eu não tenho ideia nenhuma das mentalidades que se encontraram e que entraram em choque em Lisboa num período que se passou há pouco menos de 40 anos?”, pensei eu tantas vezes.

Porque o episódio só passava na televisão ao domingo à noite, partilhávamos durante toda a semana na página de facebook e no site algumas curiosidades, fotografias e histórias pessoais dos que gentilmente quiseram contar as suas memórias no site Conte a sua História.

As séries de época da RTP dão-nos a conhecer as vidas de outros tempos e as realidades que nos passaram ao lado. Uma aposta que só a RTP podia fazer, por ter um arquivo inimitável. E que nós, na web, tentamos complementar… contando com todos os que nos seguem nas redes sociais e que, mais do que assistir, querem também participar na História. Aprendi muito. E agora, com Os Filhos do Rock, tenho muito mais para saber sobre a história recente de Portugal!”

Hugo Castanho
(Especialista Web)

“Um dos projetos mais desafiantes dos últimos tempos que fiz no online da RTP, foi a plataforma online do 5 para a Meia noite.

O desafio, de três dias, consistiu em projetar, desenhar e dinamizar todo novo sítio Web para o programa recorrendo à framework do WordPress. Apesar de na altura não dominar totalmente esta framework (e de estar em simultâneo a ler documentação), o sítio nasceu no tempo previsto; a labuta começou numa sexta e terminou no domingo.

Durante a construção, vários objetivos deveriam ser cumpridos: todos os apresentadores teriam que morar no mesmo backoffice, cada apresentador teria várias sub-áreas, e a inclusão futura de novas áreas deveria ser célere e possível. Integraram-se ainda API’s como o Flickr, Instagram e Youtube.”

Élia Rodrigues
(Gestão de projetos)

“O objetivo era claro: oferecer aos telespectadores uma alternativa televisiva aos serões da RTP1 e assim surgiu a série Bem-vindos a Beirais. Uma série com muito humor, que remete para os filmes de Beatriz Costa ou Vasco Santana. Um regresso às origens, com muitas histórias do arco da velha, e um elenco de luxo.

Primeiro foi criado o facebook da série, e através das reações da comunidade confirmou-se a boa aposta. Tanto através das audiências de TV, ou da comunidade nas redes sociais que respondeu de forma muito positiva e, como através da procura dos episódios no RTP Play sempre a crescer. A frescura da série agradou toda a gente e com a segunda temporada já a caminho um novo desafio: criar o site da série. www.rtp.pt/beirais tornou-se assim o endereço na web da aldeia mais famosa da televisão portuguesa.

Um projeto muito interessante, que dá prazer trabalhar, bem disposto e sempre com histórias novas e engraçadas.”

Estes e outros projetos podem ser destacados na área do Online da RTP no último ano, mas podemos garantir que o próximo ano vai ser rico em projetos, mais desafiantes e ainda mais interessantes, para todos nós.

Direção de Sistemas – Online
(António Cardoso, David Mano, Marco Martins, Pedro Landeiro, Rui Dias)

Eleições Autárquicas
Foi o sítio que possibilitou acompanhar os resultados em tempo real e sem dúvida o projecto mais importante de 2013 para o Online da RTP. Desde o desenho inicial, grafismo, implementação técnica e integração com os sistemas oficiais de resultados, implicou o empenho total da equipa. Recorrendo a uma solução baseada na cloud, garantimos que o sítio da RTP, durante as horas de maior tráfego, fosse ao encontro das expectativas dos seus utilizadores. O sucesso foi esmagador, tornando-se nessa noite uma referência e criando o maior pico de tráfego de sempre da RTP.
Com 7 milhões de pageviews e 500 mil visitas, a RTP possibilitou o acesso aos resultados em tempo real tal como às emissões especiais de TV e Rádio a todos os portugueses espalhados pelo mundo através diferentes dispositivos, reforçando a marca RTP como uma plataforma global de comunicação.

RTP Play
Houve o empenho no reforço da infraestrutra de streaming que possibilita o acesso a 8 emissões TV, 16 emissões Rádio e mais de 84 mil conteúdos on-demand através do sítio oficial e aplicações móveis. Uma realidade impar em Portugal e uma importante marca do serviço público.

Acessibilidades
A atenção na criação de ferramentas de modo a tornar o acesso aos conteúdos por parte de cidadãos com deficiências, é uma componente integrante do serviço público e 2013 foi importante neste aspecto. De forma inovadora, foram introduzidos no RTP Play, elementos que possibilitam a interacção com player, como por exemplo acções de play, stop, aumentar e diminuir o volume.
Foi igualmente renovada a área dedicada às acessibilidades e melhorada a secção de duplo ecrã, permitindo o acesso à lingua gestual de uma forma mais eficaz e com mais programas.

Sítios RTP
Com a habitual colaboração entre as várias equipas, renovámos algumas secções do sítio da RTP. Recorrendo a soluções implementadas internamente, dinamizámos as áreas dos canais da RTP1, RTP2, RTP Informação, as áreas dedicadas a TV e Rádio e programação e foi criado o próprio Extra.

Relacionados