São as figuras que todos os dias entram pela nossa casa por intermédio da RTP. Como rostos mas também como telespetadores, os apresentadores da estação pública não quiseram deixar passar a data de 7 de março em branco.
Hoje há Gala dos 57 anos da RTP, que será pontuada com atuações musicais e humorísticos e também com a primeira edição dos Prémios Lúmen, que vão distinguir algumas das figuras, das várias áreas, que marcaram a história da RTP. Para acompanhar a par e passo todas as preparações e o espetáculo, siga durante todo o dia o Artigo Minuto-a-Minuto aqui no Extra!.
O Dia em que nasceu a RTP
Às 21h30 de dia 4 de setembro de 1956 foi para o ar a primeira imagem de sempre, a preto e branco, por parte da televisão pública. O local escolhido para a emissão foi o recinto da Feira Popular de Lisboa, em Palhavã. Decerto um dos maiores acontecimentos do século em Portugal, por ser a estreia de algo que as pessoas só imaginavam e a que grande parte não tinha acesso próximo.No entanto, este foi apenas o primeiro ensaio, um ‘teste’ às possibilidades da televisão. Afirmava Domingos de Mascarenhas, chefe dos Serviços de Produção da RTP, uma semana após o início das emissões experimentais: "Tanto no aspecto técnico como no da produção, as emissões deste período experimental não têm nada que ver com o que, mercê de Deus, se fará no futuro".
Depois da construção dos estúdios no Lumiar e das antenas de emissão, selecionou-se uma equipa – a primeira de muitas – que dariam rosto a esta nova caixinha mágica.
Recebida com entusiasmo e orgulho pelos portugueses, a RTP começa então as suas emissões regulares no dia 7 de março de 1957, que hoje conhecemos como o dia em que, oficialmente, nasceu a RTP.