Setembro é para muitas pessoas sinónimo de regresso ao trabalho e às aulas, e com isso surgem alguns sintomas como angústia, insónias, perda de apetite, maior cansaço (quem diria?) e sensação de "desorientação".
Diagnóstico: Ressaca das Férias
Assim sendo, sugerimos algumas 5 dicas de tratamento para esta "patologia":
1) Organização pré-férias: antes mesmo do início das férias deixe tudo organizado e evite assuntos pendentes.
2) Recuperar o horário do sono: se nas férias pode dormir até mais tarde, e até fazer sestas diárias, a única forma de evitar as insónias é aos poucos adaptar-se as habituais horas de sono. Não esquecendo, claro, as 8 horas necessárias.
3) Aproveite este (re)começo para adoptar um estilo de vida mais saudável: alimentação mais adequada e comece a praticar aquele desporto que adia há tanto tempo.
4) Comece um novo projeto. É a melhor altura para arrancar com aquele projeto que idealizava. É também a melhor altura de aprendizagem.
5) Vá com calma! Não vale a pena entrar a 200%, ou as forças que recuperou nas férias serão logo esgotadas. Estabeleça prioridades e vai ver que mais facilmente se adapta a esta nova etapa.
O Sociedade Civil, da RTP2, dedicou um programa a este tema e pode ser (re)visto aqui: "Enfrentar o Regresso ao trabalho".