É provavelmente uma das aves por nós mais conhecidas e é raro o dia em que não as avistamos.
O Melro-preto está espalhado por todo o território continental e ilhas.
Come de tudo um pouco mas entre a dieta preferencial estão insetos, vermes e bagas.
Na Ilha do Pico, nos Açores, existe uma enorme comunidade de merlos.
A equipa de reportagem do “Vida Animal em Portugal e no Mundo” foi à procura da “vida íntima” desta espécie e depois de muita procura monitorizaram um ninho e seguiram de perto, com todas as cautelas, o desenvolvimento das crias.
“Este apontamento documental demorou várias semanas a produzir. Aqui, tal como em outras situações semelhantes, quando se trata de ninhos com crias há que ter o maior cuidado no terreno. E todos os cuidados são poucos. Depois de muita procura, e pelo piar das crias, encontrámos finalmente um ninho de Melro. Todas as vezes que o filmámos de perto tínhamos a certeza absoluta que os progenitores estavam longe à procura de alimento.”
“Para além de lentes potentes, camuflámos a câmara e colocámos a mesma a filmar durante horas e por várias vezes.”
“Estas crias já estavam bem desenvolvidas e nos dias seguintes à elaboração deste apontamento vimos, sempre ao longe e camuflados ou escondidos, os pais a alimentarem os filhotes que entretanto já tinham abandonado o ninho.”
“Foi um contacto muito interessante… As suas crias e o incansável trabalho dos pais para lhes trazerem alimento e manterem sempre limpo o ninho de dejetos ou parasitas. Comportamento aliás muito comum na maioria das aves do mundo inteiro.”