A partir de agora poderá consultar todo o arquivo da RTP através do site RTP Arquivos, onde se encontram disponíveis mais de 6500 conteúdos.
O site RTP Arquivos irá permitir ao grande público a consulta de toda a coleção disponível de conteúdos da RTP produzidos desde 1936 e até à atualidade, de uma forma fácil e eficiente.
A grande novidade desta nova plataforma é a digitalização e a automatização dos processos relacionados com o licenciamento de conteúdos e contratação de outros serviços do Arquivo de uma forma simples, segura e totalmenteonline.
Com uma seleção de conteúdos, áudios da Rádio, vídeos da Televisão, fotografias e textos, que vão desde a ficção ao documentário, passando pela informação, desporto e outras temáticas, encontramos no RTP Arquivos um verdadeiro testemunho histórico das últimas décadas.
Além da pesquisa simples e eficaz sobre o acervo disponível online, está também disponível o acesso fácil a coleções temáticas organizadas (ex.: 25 Abril, Mário Soares, Estado Novo, o melhor de cada década, entre outros) e a um conjunto de programas emblemáticos da história da RTP (Povo que Canta, Teleteatro, Vila Faia, Xailes Negros, Sabadabadú, entre outros).
Sobre este vasto acervo vamos oferecer também algumas formas de “curadoria” que resultam em:
- 47 coleções com os conteúdos mais relevantes sobre acontecimentos ou personalidades da nossa história;
- 55 séries de programas emblemáticos produzidos e exibidos pela RTP ao longo dos seus 60 anos de história.
Serão cerca de 55% de notícias e 45% de programas no início do projeto. No futuro prevê-se cerca de 60 a 65% de notícias e 35 a 40% de programas.
No final do corrente ano, o site RTP Arquivos terá 25.000 conteúdos disponíveis.