O trabalho de Luís Henrique Pereira foi reconhecido pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA) como um importante contributo para a divulgação pública da história natural e vida animal em Portugal através de reportagens e programas da sua autoria.

O jornalista da RTP recebeu uma menção honrosa do Prémio Nacional do Ambiente Fernando Pereira, o qual o distingue como “amigo do ambiente”. Grande entusiasta e referência junto da comunidade académica, Luís Henrique Pereira destaca-se pela sua paixão e determinação em querer levar para a rádio e para a televisão o património natural e o lado desconhecido da espécie animal, sempre numa abordagem de proximidade, mas de respeito pela natureza.

Para Luís Henrique Pereira trata-se de uma “distinção de enorme relevância. Há quase 20 anos que dedico, na RTP, especial atenção às áreas sobre a natureza em geral e à vida selvagem, em particular. É um reconhecimento que dá uma nova e uma maior vontade de continuar”.

O jornalista iniciou o seu percurso com a série documental Vida Animal em Portugal e no Mundo, o primeiro programa de produção nacional e em continuidade exclusivamente dedicado à vida selvagem. Seguiram-se outros projetos reconhecidos pela crítica e aplaudidos pelos espectadores. Atualmente, na Antena 1, está “no ar” com a rubrica Os Nossos Animais Selvagens, dedicando-se igualmente, em televisão, à grande reportagem através dos programas Linha da Frente e Outras Histórias, onde já teve a oportunidade de mostrar o enriquecedor e relevante trabalho dos investigadores, biólogos e naturalistas.

De recordar que Luís Henrique Pereira recebeu, em 2015, o grau de membro honorário da Ordem dos Biólogos pela sua contribuição para a Biologia pelo vasto trabalho desenvolvido como jornalista, investigador e naturalista.