Apresentação de parte do elenco foi feita na célebre loja de discos Carbono, a relembrar a música dos anos 80

O rock navegava por todas as estantes e caixas de uma das lojas de discos mais conhecidas do país. Os Filhos do Rock falará de música e dos anos 80 em Portugal, uma memória recente que o público decerto acarinhará e que tem motivado em muito a equipa da Stopline, a produtora do projeto.

"Temos o elenco que queremos"

"Conseguimos um elenco quase de excelência que é muito difícil de reunir. Este projeto é uma simbiose de gente da publicidade, da televisão e do cinema. Estou super feliz porque é totalmente diferente do que já se fez neste país", assegurou Leonel Vieira, criador da Stopline Films.

Pedro Varela, o realizador da série, é também argumentista e orientou o casting dos atores, onde se incluem Ivo Canelas, Albano Jerónimo, Isabel Abreu, Anabela Moreira ou Margarida Carpinteiro.

"Sem este elemento que é o guião, esta história, este universo que estamos a criar, não conseguiamos fazer este projeto. Temos o elenco que queremos. Eu escrevi para 85% do elenco e isto faz com que o trabalho que nasce surja com um sorriso na cara. O Rui Veloso, o Jorge Palma, toda a gente está a olhar para isto com saudosismo e vamos poder ver coisas de que só ouvimos falar… E tudo isto contado numa mistura de ficção e realidade", confessou Pedro Varela.

Rui Veloso e Jorge Palma são dois dos nomes da música portuguesa que estão a participar ativamente no projeto, como consultores mas também produzindo temas especialmente para a série.

O realizador de Os Filhos do Rock adiantou que Margarida Carpinteiro está "maravilhosa" e que há ainda um núcleo segredo que vai surpreender. Depois do casting realizado no passado mês de agosto, foram criados ainda alguns papéis para pequenas participações de atrizes apuradas nessas audições.

"É uma benção participar neste projeto"




Isabel Abreu sublinhou a importância da aposta da RTP neste género de ficção, especialmente numa altura em que o trabalho para os atores é algo tão incerto. Para a atriz, integrar um projeto como Os Filhos do Rock é uma benção… já para não falar no bom ambiente que se vive entre os atores e a produção. "Assim que o Pedro me telefonou e me disse que era sobre este início do rock, eu fiquei mesmo muito entusiasmada. Tem muito para mostrar. Foi uma altura essencial para a música portuguesa", disse.
Isabel Abreu vai ser Simone, uma produtora de rádio da RTP de 30 anos que está muito ligada aos programas de novas bandas de música portuguesa. É uma mulher muito independente, não casada, mas que vai viver uma espécie de trio amoroso com as personagens de Albano Jerónimo e Ivo Canelas.

Albano Jerónimo vai ser Pedro, um homem que vai lutar por aquilo em que acredita, usando o seu poder enquanto diretor de uma rádio. Para o ator, o mais importante é fazer o retrato social da altura e que isso é um compromisso. "Cresci com estas bandas, com este som, é um prazer participar e sobretudo, nos tempos que correm, ter um projeto artístico que nos estimula e que nos dinamiza a este nível é quase uma dádiva."

Ivo Canelas será Sérgio, um radialista responsável pela descoberta e divulgação de novos artistas que tenta a todo o custo mudar o rumo da música em Portugal. Um homem excessivo arrebatado por Simone, a personagem de Isabel Abreu. "Tenho estado fora e tinha medo do que vinha encontrar e este é um projeto de tempos difíceis… mas nós vamos avançar como avançamos em todas as crises. Não vamos dar passos para trás."

Com 26 episódios, não foi contudo adiantada a data de estreia desta série de época.

Relacionados