Não Perca: Domingo para Segunda, 22 de Novembro às 00:45, na RTP2

Afinal onde é a casa de quem já viveu um pouco por todo o mundo?
Documentário luso-colombiano filmado no Porto premiado na Colômbia e em Portugal.

 

Uma mãe de 67 anos, que já viveu em oito países. Uma filha, cineasta, que resolve contar a história da mãe. Uma espécie de reflexão sobre a vida de quem não sabe muito bem onde pertence. Josephine Landertinger Forero conta a história de sua mãe com a sua mãe, uma mulher que por ver o mundo decidiu deixar a sua família, o seu país, a sua carreira e ir atrás do o amor da sua vida.

Lília viveu em oito países e envelhece agora solitária em Portugal. A sua filha quer descobrir a origem da solidão e desenraizamento da mãe, tornando este filme num documentário pessoal sobre o significado da vida e encontrar o lugar onde nós pertencemos.

 

 

«Para contar a história dela, tinha que contar muito mais da vida pessoal, perceber porque é que saiu da Colômbia, como é que foi parar a todos esses países. No final deste processo, tornou-se algo muito pessoal e muito único. Acho que isso é a beleza do filme. Os momentos complicados são esses em que o personagem se cansa de estar sempre a responder a perguntas, de estar a ser observado. Mas claro que há momentos em que ela se esquece que a câmara ali está. O bom trabalho de um cineasta que faz documentários é ter essa sensibilidade… Sobretudo neste filme que fala muito do passado, é preciso recordar muito, talvez até memórias que já tinha guardado, que já tinha esquecido. Voltar a trazer tudo isso à luz do dia, por vezes, não foi fácil para ela.» Josephine Landertinger Forero

 

Ficha Técnica

Título Original

Home - el país de la ilusión

Autoria, Fotografia e Realização

Josephine Landertinger Forero

Edição

Gabriel Baudet Vivanco

Música

Alejandro Uribe-Holguin

Produção

Global Eyes Production | Pedro Neves - Red Desert

Ano

2018

Duração

85'