Inês Caleiro é a fundadora da Guava, um projeto que teve início em 2010 quando a designer vivia nos Estado Unidos da América. O seu percurso académico – que passou pelo IADE em Lisboa e pela London College of Fashion em Londres – e profissional permitiu a designer reunir as ferramentas necessárias para lançar uma marca própria.
Num dia atarefado como o da Fashion’s Night Out, em que a Guava vai marcar presença no Palácio Quintela, Adriana Madeira, responsável pela comunicação da marca, explicou-nos o potencial de crescimento da Guava e as áreas de consumo onde pretendem investir futuramente.
O que diferencia a Guava das outras marcas de calçado nacionais?
[Adriana Madeira:] A Guava apresenta um conceito muito especifico dentro da gama premium, onde as formas geométricas no design dos saltos altos se destacam à primeira vista. Essa é a nossa imagem de marca que, aliada à confeção por excelência e aos materiais de qualidade, dão o mote para essa linguagem premium que tem sido desenvolvida nas várias coleções da Guava. É este o nosso fator diferenciador.
No entanto, a marca ainda não tem uma loja física. O que falta para que isto aconteça?
[AM:] Um dos nossos objetivos é criar uma marca lifestyle onde possamos desenvolver outros produtos de design como óculos de sol, carteiras ou acessórios que acompanhem o conceito do calçado Guava. Assim que reunirmos todas as condições necessárias para tal, sim fará todo o sentido abrirmos a nossa primeira concept Guava store.
Tencionam apostar noutras áreas de consumo, ou os sapatos (e acessórios) são a principal e única aposta?
[AM:] Sem dúvida, esse tem sido o nosso objectivo enquanto crescimento da marca e será certamente o próximo passo da Guava.
Consideram-se uma marca acessível a todas as bolsas?
[AM:] A Guava atinge um mercado premium, apostamos num produto de design, 100% português, fabricado à mão, que só se torna possível com toda a mestria da nossa indústria e com a utilização de materiais nobres. Somos uma marca que procura proporcionar ao cliente uma experiência única ao comprar um produto Guava, um mundo de desejo abraçando o design como a nossa visão que está focada para um nicho de mercado muito específico.
Por quê participar na VFNO? Que surpresas têm para os vossos clientes?
[AM:] Esta iniciativa da Vogue reúne todos os factores necessários para ser um sucesso global. Como tal, faz todo sentido para nós enquanto marca nos associarmos a um evento como este, contribuindo para a dinamização da cidade e do seu comércio, e dando a conhecer o nosso produto e marca. Desta forma, englobamos a marca num círculo de moda portuguesa, e não só, que enaltece tanto a nossa cidade, como todas as pessoas que acarinham a animação e dinamismo provenientes destes eventos. Para esta noite preparámos algumas surpresas para os clientes e fãs assíduos da Guava, queremos desta forma mimá-los com promoções, ofertas e novidades da nova coleção…