O extraordinário, mas pouco conhecido, capítulo final da vida do famoso músico britânico.
Esta é a história do capítulo final da vida de Freddie Mercury (1946-1991) e como, após a sua morte, os Queen realizaram um dos maiores espetáculos da história, o “Freddie Mercury Tribute Concert” no Estádio de Wembley, para celebrar a sua vida e desafiar os preconceitos à volta do VIH/SIDA.
O documentário realizado em 2021 por James Rogan ouve aqueles que se apresentaram no espetáculo épico, incluindo Gary Cherone (Extreme), Roger Daltrey (The Who), Joe Elliott (Def Leppard), Lisa Stansfield e Paul Young, bem como o promotor do espetáculo Harvey Goldsmith. E apresenta entrevistas únicas com muitos dos que eram mais próximos de Freddie, incluindo os membros dos Queen, Brian May e Roger Taylor, a irmã de Freddie Kashmira Bulsara, os seus amigos chegados Anita Dobson e David Wigg e o seu assistente pessoal, Peter Freestone.
Pela primeira vez, a história de Freddie Mercury é contada em paralelo com as experiências daqueles que testaram positivo para o VIH e perderam entes queridos durante o mesmo período. Médicos, sobreviventes e defensores dos direitos humanos, incluindo Peter Tatchell, relatam a intensidade de viver durante a pandemia de SIDA e o pânico moral que provocou.
«Criar “Freddie: The Final Act” foi uma viagem extraordinária ao capítulo final de um dos maiores ícones da música Rock. Trabalhar com os Queen e ver os bastidores de algumas das suas maiores actuações e o lendário Freddie Mercury Tribute Concert foi um raro privilégio. Igualmente importante foi falar às pessoas que tinham vivido o olho da tempestade da pandemia global de VIH/SIDA, com todas as suas ressonâncias com a COVID hoje em dia. A morte de Freddie e o Tributo que os Queen organizaram para ele ajudou a mudar a consciência global sobre esta terrível doença num momento crítico.»James Rogan