No Dia Mundial da Fotografia, o especialista português em timelapse fala da sua paixão.

Português de naturalidade e italiano de família, Francesco Cerruti é um especialista do Timelapse. Não sabe o que é? Ele explica.

"O timelapse é uma técnica que se baseia na fotografia, eu considero que seja uma técnica de vídeo, que nos permite acelerar o tempo, manipular o tempo."

A paixão pelo timelapse
"Surgiu principalmente pela grande paixão pela fotografia, passada pelos meus pais. Quando comecei a tirar Técnicas Audiovisuais, o vídeo e a fotografia misturaram-se. Nem sabia o que era o timelapse, só queria experimentar e experimentar."

"Em 2012, a minha maior e mais importante inspiração foi um filme «TimeScapes». Foi daí que surgiu a ideia para o projeto (Timelapse Portugal) que acabou por ser aceite na Academia RTP."

O timelapse está na moda?

"Definitivamente! Em parte, pelos avanços tecnológicos e porque fazer timelapse é fácil. Fazer um timelapse rigoroso e bem feito é que já é mais complicado."

Um dos vídeos mais partilhado na internet, nestes dias – já é até considerado viral – tem a sua mão. Mostra Lisboa e Sesimbra, aos olhos do Timelapse de Kirill Neiezhmakov, e teve ajuda do Francesco.

"Esse fantástico vídeo, do Kirill Neiezhmakov, em que eu tive a sorte e o privilégio de ajudar! No fundo, acabei por tomar uma posição de produção: planeei os locais e as melhores horas do dia. Ele captou e fez o seu trabalho fenomenal, que está à vista de todos."
A participação na Academia RTP
Francesco acredita que, se não fosse pela sua participação na Academia RTP, hoje a sua paixão estaria diferente. Talvez fosse tão forte como é hoje, mas estaria provavelmente uns passos atrás. Basta-lhe pensar nos contactos que conseguiu criar nessa altura.

"O contacto (com o Kirill) começou por surgir na Academia RTP, com o projeto Timelapse Portugal; houve alguma interação por facebook e pela rede de contactos de timelapsers."
Timelapse na série Água de Mar

A série da RTP1, Água de Mar, também conta a ajuda de Francesco, nalgumas das cenas de exteriores.
"Tem corrido bem, eles estão a gostar e eu estou a gostar de ver na televisão, claro! Acho incrível que a televisão e as produtoras queiram apostar na técnica para aumentar a a qualidade e dar um toque a mais nos seus produtos."

Hoje é o dia Mundial da Fotografia! 

"O que faria para celebrar? Não sei! O que fiz, foi procurar no meu disco rígido fotografias das quais me orgulho e que ainda não tinha partilhado."
"Abri a janela e partilhei uma dessas fotografias que tirei, de férias, em Marraquexe. Fez sentido para mim, porque me lembrei que a fotografia une o mundo: une pessoas, histórias e une culturas."

Relacionados