Na prisão de Maze, no norte da Irlanda, o ativista do IRA Bobby Sands lidera uma greve da fome que o leva ao limite. Filme documentário explosivo do cineasta britânico Steve McQueen, com a interpretação magistral de Michael Fassbender
Este docudrama pouco convencional é o primeiro filme do artista plástico e cineasta britânico Steve McQueen (‘12 Anos Escravo’, ‘Vergonha’), que conta com argumento do escritor irlandês Enda Walsh e a interpretação impressionante de Michael Fassbender, ator alemão radicado em Lisboa e frequentemente requisitado por produções de Hollywood (‘Prometheus’, ‘X-Men: Apocalypse’, ‘Um Método Perigoso’ ou ‘Assassin’s Creed’).
‘Hunger’ mergulha na vida dramática e violenta da prisão e revela-nos não só a realidade chocante do quotidiano dos prisioneiros, mas também o que acontece quando o corpo e a mente são levados ao limite, questionando noções como a de mártir ou herói. Com total realismo, o filme recria a história da greve de fome liderada por Bobby Sands, em 1981, em protesto contra o tratamento dado aos prisioneiros e em luta pelo estatuto de presos políticos para os ativistas do IRA. Sands acaba por se transformar num símbolo da luta armada do grupo independentista irlandês e moldar a História do Reino Unido.
Filme apresentado na secção Un Certain Regard de Cannes, em 2008, onde conquistou a Caméra d’Or, atribuída à melhor primeira obra apresentada no festival.