A União Europeia de Radiodifusão (EBU), a Associação de Televisão Comercial na Europa (ACT) e a egta, a associação de comerciantes para soluções publicitárias em televisão e rádio, celebram a confiabilidade da televisão por ocasião do Dia Mundial da Televisão, que se assinala a 21 de novembro, conforme declarado pelas Nações Unidas.

Este ano, as três organizações produziram um vídeo de 30 segundos que enfatiza o papel que a TV tem em todo o mundo como fornecedor confiável de conteúdos. O vídeo será transmitido por organismos de radiodifusão em toda a Europa, Ásia, Canadá, EUA e Austrália no dia 21 de novembro. Para celebrar o amor pela televisão, os espetadores são encorajados a utilizar os hashtags #WeloveTV e #WorldTVDay nas redes sociais.

O vídeo destaca que agora, mais do que nunca, a confiabilidade da televisão desempenha um papel central nas nossas vidas diárias, uma vez que mantém os telespetadores atualizados sobre o que acontece no país e no mundo e foca a atenção nos dados que importam.

Responsabilidade editorial, investigação confiável e verdadeira, conteúdo de qualidade superior e independente estão no ADN da televisão, tornando-a num meio único para difundir conteúdo mundialmente em ambiente totalmente seguro para marcas, seja qual for o dispositivo.

 

Estudos recentes mostram que:

  • Os níveis de confiança nos meios de comunicação tradicionais estão a aumentar em toda a Europa à medida que as pessoas questionam a veracidade do que veem e leem online. Em 70% dos 33 países pesquisados, as pessoas indicaram confiar nas informações a que têm acesso através da televisão e, em 11 países, a TV é considerada o meio mais confiável.
  • Que a reputação dos meios de comunicação de radiodifusão tradicionais provou ser mais resiliente do que as plataformas de redes sociais e meios digitais, principalmente como resultado da profundidade da cobertura que é feita nos primeiros. Em todos os mercados, a televisão é considerada o segundo meio mais confiável (logo após as revistas de notícias impressas) com 69% dos consumidores a confiar na fonte de notícias.
  • Que num contexto de preocupação crescente com notícias falsas, a televisão é a fonte de notícias mais confiável em todos os grupos demográficos.

Os estudos que permitem chegar a estes dados podem ser consultados no site do World TV Day.