No passado dia 15 de maio, graças a Bruno Nogueira, foi Natal para mais de 170 mil pessoas. Se não sabe do que estamos a falar, a RTP Notícias faz o resumo.

Bruno Nogueira não é “só” um grande humorista. Como se não bastasse, é também um talentoso ator, um autor de criatividade desmedida, um excelente conversador.

Se ainda não lhe reconhece todas estas facetas, está na altura de as descobrir, através de alguns dos programas de maior sucesso que temos disponíveis na RTP Play:

 

►Último a Sair

Uma série de ficção que satiriza os reality shows. Pretende recriar com o maior realismo possível as situações características deste tipo de formato, fazendo crer ao espectador que aquelas pessoas estão mesmo fechadas numa casa que é vigiada 24 horas por dia.

Tudo é feito como se de realidade se tratasse: os atores utilizam o seu nome próprio e, entre guião e muito improviso, interpretam as suas personagens e protagonizam momentos absolutamente hilariantes.

Autoria: Bruno Nogueira, Frederico Pombares, João Quadros

Com: Bruno Nogueira, Miguel Guilherme, Luciana Abreu, Roberto Leal, Batatinha, Gonçalo Waddington, Sónia Balacó, Susana Mendes, Débora Monteiro, Luís Pereira de Sousa, Rui Unas, Miguel Damião, Filipa Castro

 

►Odisseia

Ao volante da autocaravana “Calipso”, Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington percorrem Portugal numa viagem entre o trágico e o cómico.

“Odisseia” é uma história contada em duas narrativas que se cruzam:

Na primeira, temos Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington (interpretando-se a si mesmos), dois amigos que partem numa viagem por Portugal em autocaravana. Ambos sentem necessidade de se afastarem das suas vidas profissionais e familiares e de pensarem uma solução para os seus dramas pessoais;

Na segunda narrativa, contada como um making-of ficcionado, existem os argumentistas da própria série Odisseia: Bruno Nogueira, Gonçalo Waddington e Tiago Guedes, que decidem o destino dos heróis e da história, enquanto esta vai sendo escrita.

Autoria: Tiago Guedes, Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington

Com: Bruno Nogueira, Gonçalo Waddington, Tiago Guedes, Miguel Borges, Tiago Rodrigues, Nuno Lopes, Carla Maciel, Teresa Sobral, Rita Blanco, Isabel Abreu, Pedro Gil, Romeu Costa, Manuel João Vieira, Rita Lello.

 

►SARA

Sara (Beatriz Batarda) é uma atriz de 42 anos de idade que começa a questionar as suas escolhas profissionais e a sua carreira.

Adorada pelos realizadores e encenadores com quem trabalha, é conhecida pelo choro fácil e pela profundidade trágica que consegue imprimir a todas as personagens que interpreta. De resto, é sempre para isso que a convidam, para personagens trágicas. Mas um dia não consegue chorar. Cansada, abandona a rodagem do filme. Sozinha, com um pai doente, decide deixar o cinema de autor e o teatro dos grandes textos, onde se notabilizou, e refugia-se em casa sem saber o que fazer.

Numa busca pelos tempos que correm, Sara começa então a experimentar o mundo das telenovelas, das redes sociais, das sessões fotográficas para revistas cor-de-rosa e passa a frequentar com regularidade um motivador pessoal (Bruno Nogueira), uma espécie de life coach de emoções, numa busca por algo diferente que a faça sentir-se mais próxima do grande público.

Ao longo de oito episódios, acompanhamos a tentativa de adaptação de Sara a um estilo de vida de fama rápida e de promiscuidade, as frustrações, dúvidas e o drama de uma atriz de cinema cansada de pensar demais. E de chorar.

Autoria: Ricardo Adolfo, Marco Martins, Bruno Nogueira

Com: Beatriz Batarda, Nuno Lopes, José Raposo, Miguel Guilherme, Bruno Nogueira, Albano Jerónimo, Rita Blanco, Tonan Quito, Cristóvão Campos

 

►Fugiram de Casa de Seus Pais

Fugiram de Casa de Seus Pais é um encontro de dois amigos que partilham o sentido de humor e a amizade. Bruno Nogueira e Miguel Esteves Cardoso conversam sobre temas intemporais que fazem parte da vida quotidiana de todos nós. Onde? Na confortável sala de estar da casa de Miguel Esteves Cardoso.

Em cada episódio, um convidado junta-se à conversa e contribuiu para alguns temas. Gisela João, Nuno Markl, José Avillez, Rodrigo Guedes de Carvalho, Rita Blanco são alguns dos escolhidos.

Autoria: Bruno Nogueira, Miguel Esteves Cardoso

 

►Mata-bicho

Crónica radiofónica onde são abordados de forma irónica, e no pior dos casos, cómica, diversos temas da atualidade. Essencialmente é isto.

Mas também pode incluir antílopes com papeira, habilidades com decapantes para gémeos e um fim-de-semana para pessoa e meia em Alcoitão.

Acima de tudo, é um programa que pretende provocar reações nos ouvintes como: ‘então andamos nós a pagar para isto?’. Menos que isto é mau sinal.

Autoria: Bruno Nogueira e João Quadros

 

Agora que já sabe “como é que o bicho mexe”, não deixe escapar algumas das suas maiores criações, na RTP Play.