1 milhão 272 mil portugueses ouviram o debate da rádio entre António Costa e Pedro Passos Coelho, de acordo com os dados da Marktest divulgados hoje. Este auditório corresponde a 15,4% dos portugueses maiores de 18 anos. A Antena 1 alcançou uma quota de 36% de ouvintes (459 mil), sendo a estação mais ouvida das três que emitiram o debate.
Dos portugueses que acompanharam o frente-a-frente, 93% (1 milhão 182 mil) fizeram-no através da rádio e os restantes 7% (90 mil) via internet. No entanto, nos segmentos etários entre os 25 e os 44 anos, a escuta web correspondeu a 20%.
Ficha técnica do Estudo
A Marktest realizou a sondagem com recurso a entrevistas telefónicas, junto de um universo de indivíduos com 18 e mais anos, residentes em Portugal Continental, por forma a avaliar a audiência registada no debate transmitido em simultâneo, no dia 17 de setembro, por 3 estações de rádio: Antena 1, Rádio Renascença e TSF.
A recolha da informação decorreu no dia 17 de setembro, entre as 15h00 e as 20h30. Foram cumpridas integralmente as quotas de controle e seleção das unidades amostrais, por forma a que a amostra do estudo fosse representativa e proporcional ao universo em estudo.
Foram realizados um total de 11.098 contactos e validadas 808 entrevistas que compõem a amostra final desta sondagem.
O erro de amostragem desta sondagem, para um intervalo de confiança de 95% (P=50%) é de +/- 3.44 p.p.
Os dados do estudo foram ponderados e extrapolados para o universo em estudo – Indivíduos residentes em Portugal Continental com 18 e mais anos (8.251.000) – Censos 2011.