Estão abertos os concursos nacionais de seleção de projetos dirigidos a realizadores e produtores do mundo audiovisual, DOCTV e FICTV. Programa de Fomento à Produção e Difusão de Conteúdos Audiovisuais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Para o ano 2015, 2ª edição destes programas, os objetivos mantêm-se com foco na estimulação do intercâmbio cultural entre as comunidades CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste.
No lançamento destes concursos, estiveram no ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), em Lisboa, Catarina Furtado (como representante da RTP e como Embaixadora de Boa Vontade do Fundo das Nações Unidas), Daniel Deusdado (diretor de programação da RTP), Filomena Serras Pereira (presidente do ICA) e Mário Borgneth (coordenador geral da Unidade Técnica Central do Programa CPLP Audiovisual).
Com a produção audiovisual, pelos 9 países que partilham a língua portuguesa, pretende-se, como explicou Mário Borgneth atingir vários objetivos:
– a montagem de uma rede colaborativa entre os 9 países
– a construção de uma contemporaneidade do undo de língua Portuguesa
– olhar o mundo da economia cultural como um espaço gerador de riqueza contribuindo para o desenvolvimento da cidadania
– promover a discussão sobre o audiovisual na CPLP, alcançando medidas legais e estratégica que fomentem a produção audiovisual em português.
Candidaturas
O concurso abriu hoje e só termina no final de outubro. A emissão dos projetos seleccionados só deverá acontecer em meados do próximo ano.
http://www.cplp.org/