Um especial sobre o magnífico Parque Nacional da Gorongosa com Catarina Furtado.
Através deste documentário, Catarina Furtado irá mostrar-nos verdadeiro papel de um turista que visita o Parque Nacional da Gorongosa. Um turista que se diverte e aprende, mas que, ao mesmo tempo, está a contribuir para a conservação e a criação de emprego. O rendimento do turismo é a chave para fazer da Gorongosa, no futuro, um Parque Nacional autossustentável . O “Projeto de Restauração do Parque” visa desenvolver as atividades na área do ecoturismo, recuperar o ecossistema, estudar a complexa teia de vida da Gorongosa, e ajudar as comunidades mais próximas a sair da pobreza, prestando assistência aos camponeses, implementando programas educacionais e de cuidados de saúde.
Este trabalho é fruto de um convite dirigido a Catarina Furtado, pelo filantropo norte-americado Greg Carr, para fazer um documentário com a equipa responsável pelos melhores e mais premiados documentários do mundo sobre vida selvagem (National Geographic, Discovery, BBC, entre outros), entre eles o grande realizador Bob Poole.
Greg Carr tem aplicado grande parte do seu dinheiro na defesa e na promoção dos Direitos Humanos e dos animais. Numa das suas viagens apaixonou-se pelo Parque Nacional da Gorongosa, em Moçambique, considerado, do ponto de vista ecológico, o parque mais diversificado do mundo. Mas os 16 anos de conflito armado fizeram desaparecer 95% da fauna bravia e milhares de animais foram mortos por diferentes razões. Gregg Carr tem um sonho e está torna-lo realidade: devolver ao Parque Nacional da Gorongosa a beleza dos tempos dourados melhorando as condições de vida das populações que vivem em seu redor.
A AVENTURA DE CATARINA NA GORONGOSA – Domingo, às 21h15, na RTP1