Dia Mundial da Poupança

1 – Registe todas as despesas: Guarde os talões de tudo o que comprar e veja em que é que gastou mais no fim do mês. Terá sido em comida, roupa, combustível…? Assim, no mês seguinte, pode corrigir esses gastos.

2 – Evite fazer refeições fora de casa: Se pode ir almoçar a casa, então vá! Se não, pode sempre levar o seu almoço de casa. E não deite comida fora, o que sobrar do jantar pode perfeitamente servir para o almoço do dia seguinte.

3 – Seguros: Faça um levantamento dos seguros que tem para evitar a duplicação de coberturas.

4 – Aproveite os cupões e talões: Muitos supermercados e hipermercados oferecem aos seus clientes este tipo de descontos, mas tenha cuidado para adquirir apenas aqueles produtos que habitualmente compra ou que têm realmente utilidade para si.

5 – Lista de compras: Quando for ao supermercado fazer as compras semanais ou mensais, leve uma lista detalhada das coisas que precisa…e limite-se a comprar apenas aquilo que está escrito. Vá às compras no máximo uma vez por semana. Quanto mais vezes for ao supermercado, maior é a tentação para comprar coisas de que realmente não precisa.

6 – Na farmácia: Sempre que possível escolha medicamentos genéricos. São mais baratos e o efeito é o mesmo!

7 – Reduza as despesas mensais fixas: Será que precisa de tantos canais de televisão? Quantos é que realmente vê? Em vez de ter um telefone fixo e dois telemóveis, opte por ter apenas um meio de comunicação. E as crianças com tão pouca idade, será que já precisam de ter telemóvel?

8 – Lazer: Adora ler livros e ver filmes mas é tudo tão caro. Porque não voltar a frequentar uma biblioteca ou pedir livros emprestados aos amigos e familiares?

9 – Deixe o carro em casa: Combine com os colegas do trabalho e cada semana apenas um leva carro e dá boleia aos restantes, ou vá de transportes públicos, ou a pé ou de bicicleta!

10 – Saldos: Aproveite os saldos para comprar roupa para o ano seguinte.

11 – Desporto: É daquelas pessoas que está inscrita no ginásio há imenso tempo e contam-se pelos dedos das mãos as vezes que lá pôs os pés? Se calhar está na hora de se dedicar ao desporto ao ar livre.

12 – Cultura: Fique atento aos eventos culturais da sua zona/cidade, há muitos que são de borla.

13 – Ter um mealheiro: Resulta mesmo! Estipule um valor mensal para pôr de lado todos os dias/semanas/meses. Mas atenção, opte por um mealheiro que só poderá abrir quando estiver cheio, partindo-o.

14 – Créditos: Elimine todos os seus cartões de crédito.

15 – Resistir aos impulsos: Quando pensar em comprar mais um par de botas de 100€ pense durante pelo menos dois dias: “Preciso mesmo disto?”

16 – Férias: Vá para fora cá dentro ou compre bilhetes de avião com muita antecedência.

17 – Luz: Troque todas as lâmpadas da sua casa por lâmpadas económicas. No fim do mês vai notar na fatura!

18 – Área de serviço: Não olhe, não pense, não hesite. Evite comprar seja o que for em estações de serviço, é tudo super caro.

19 – Feche a torneira: Se a fechar enquanto lava os dentes ou faz a barba, consumirá menos 50% de água.

20 – Lave a roupa a 40 º em vez de 60 º: Poupa 55 % de energia.

Veja ao detalhe como:

Poupar energia (VÍDEO)

Poupar água (VÍDEO)

Poupar no supermercado (VÍDEO)

Poupar o ambiente (VÍDEO)

Relacionados