Segunda, dia 7 de dezembro às 20:35, na RTP2

Alguns dias após o desaparecimento físico de Eduardo Lourenço, a RTP2 exibe um documentário de autoria de Miguel Gonçalves Mendes, uma adaptação da obra ‘O Labirinto da Saudade’. Uma viagem única pelo interior de uma mente brilhante.

 

Miguel Gonçalves Mendes adapta uma das obras mais lúcidas da cultura portuguesa: “O Labirinto da Saudade”, de Eduardo Lourenço. Um documentário onde fazemos uma viagem única pelo interior de uma mente brilhante e prestamos homenagem a um dos grandes pensadores da portugalidade.

Narrado e protagonizado pelo próprio Eduardo Lourenço, este documentário que percorre os corredores da sua memória e da história de Portugal. Pelo caminho, cruza-se com fantasmas do nosso passado e amigos do seu presente, figuras marcantes da cultura lusófona como: Álvaro Siza Vieira, José Carlos Vasconcelos, Diogo Dória, Gonçalo M. Tavares, Lídia Jorge, Ricardo Araújo Pereira, Pilar del Rio, Ramalho Eanes, Jorge Sampaio e Gregório Duvivier, que assumem o papel de interlocutores e condutores das reflexões escritas em “O Labirinto da Saudade”.

Então com 95 anos, o escritor e filósofo Eduardo Lourenço projetava pelos espaços da sua memória as perguntas que nele perduravam. Que traumas nos definiram enquanto povo? Quem somos? O que fizemos? Que atrocidades cometemos? Quais os caminhos que podemos seguir? Estas questões são o ponto de partida para “O Labirinto da Saudade”, um documentário sobre uma “nação condenada desde a sua origem a esgotar-se em sonhos maiores do que ela própria” mas também a celebração da vida e obra de um dos maiores autores da cultura Portuguesa.

“O Labirinto da Saudade”, para ver no dia 7 de dezembro às 21h00, na RTP2.

Ficha Técnica

Título

Eduardo Lourenço - O Labirinto da Saudade

Realização

Miguel Gonçalves Mendes

Argumento

Miguel Gonçalves Mendes, Diogo Figueira e Sabrina D. Marques

Música

Noiserv

Produção

LongShot

Ano

2018

Duração

50'