Está encontrado o grande vencedor da 66ª edição do Festival Eurovisão da Canção. A Ucrânia venceu este sábado, 14 de maio, o concurso europeu. Portugal conquistou o 9º lugar com a segunda maior pontuação de sempre.

Os Kalush Orchestra tornaram-se nos mais recentes vencedores do Festival Eurovisão da Canção. A Ucrânia brilhou em Turim, encantou a Europa e conquistou 631 pontos. Uma pontuação que juntou a escolha do público e do júri de cada país.

Logo de seguida, em segundo lugar, ficou o Reino Unido com o tema “Space Man” (466 pontos), que era também apontado como um dos grandes favoritos deste ano. A fechar o pódio, seguiu-se a Espanha e a sua canção “SloMo”, que obteve 459 pontos.

Já Maro, que interpretou a canção “saudade, saudade”, alcançou a segunda maior pontuação da história portuguesa no Festival Eurovisão da Canção com 207 pontos. A jovem de 27 anos ultrapassou, assim, os 153 pontos e o 12º lugar dos The Black Mamba, conquistados no ano passado.

Se considerarmos apenas a votação do júri de cada país, Portugal conquistou o quinto lugar no Festival Eurovisão da Canção 2022 com 171 pontos. Recebeu, mais tarde, 36 pontos da votação popular.

De recordar que Portugal participa no concurso europeu desde 1964, tendo vencido pela primeira e única vez em 2017 com o tema “Amar pelos Dois”. Salvador Sobral continua a ser o vencedor com a maior pontuação de sempre na Eurovisão (758 pontos).