A RTP aderiu à Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-Americanas [ATEI], uma das mais importantes redes de produção de conteúdos audiovisuais do mundo, nas áreas da Educação, da Cultura e da Ciência. São mais de 100 instituições públicas de 20 países que, juntas, chegam a uma audiência estimada superior a 82 milhões de espectadores.

Com esta adesão reforçam-se relações entre a RTP e várias televisões públicas do universo ibero-americano, fortalecendo o importante papel do serviço público português na Educação e na Cultura. Esta adesão permite à RTP, desde logo, o acesso a uma grande videoteca audiovisual ibero-americano com mais de 32.000 programas produzidos e a um extenso banco de imagens com mais de 1.400 horas de conteúdos originais. Dentro dos objetivos estabelecidos prevêem-se também a coprodução, a difusão e o intercâmbio de conteúdos audiovisuais e multimédia entre as diferentes instituições parceiras.

Para a administradora da RTP, Luísa Ribeiro, “esta cooperação entre a RTP e outras televisões públicas prevê uma troca de experiências e conteúdos nas áreas da Educação e Cultura, pilares fundamentais para o desenvolvimento de um país e para as quais a RTP deve ter sempre um papel interventivoEncaramos também esta parceria como um incentivo e uma oportunidade para divulgar os nossos conteúdos em português, que é a língua mais falada no hemisfério sul, com cerca de 290 milhões de falantes atualmente”. 

A Associação de Televisões Educativas e Culturais Ibero-Americanas foi estabelecida em junho de 1992. Criou-se a maior e mais importante videoteca educativa do universo ibero-americano. Desde 2006 que a rádio e a televisão da ATEI são emitidas interruptamente.