O serviço público de rádio e de televisão mantém o compromisso com a transição e eficiência energética e a sustentabilidade ambiental. O reforço deste caminho foi agora celebrado entre a RTP e a TLCI Energia para a expansão do Parque Fotovoltaico na Sede da empresa.

O parque atual, constituído por 900 painéis de 260 Wp, com uma potência total de 234 kWp, instalado em 2017, será reforçado com 528 painéis de 700 Wp, com uma potência total 369 kWp. A expansão permitirá mais do que duplicar a quantidade de energia produzida, uma vez que vão ser utilizados painéis de última geração e grande eficiência. Em anos de radiação solar normal, aproximadamente 12% da energia total consumida nas instalações será produzida por via fotovoltaica, reduzindo assim a pegada de carbono da RTP.

Este é mais um dos projetos integrados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 2022-2025 que visam promover o aumento de eficiência energética do edifício principal RTP/Sede e do edifício CPN/RTP/Vila Nova de Gaia, com fundos globais de financiamento de cerca de 7 milhões de euros.