A RTP e a EDP Comercial celebram contrato para a execução de uma Central Fotovoltaica no Centro de Produção do Norte (CPN/RTP), em Vila Nova de Gaia. Um projeto que se integra no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) 2022-2025 e visa promover a eficiência energética em edifícios da Administração Pública Central.
As áreas de intervenção contam com o aumento de eficiência energética do edifício principal RTP/Sede e do edifício CPN/RTP/Vila Nova de Gaia com fundos globais de financiamento de cerca de 7 milhões de euros.
Este sistema de produção de energia de fonte fotovoltaica para autoconsumo no CPN representa um investimento de 200 mil euros para a execução e manutenção, ao longo de 15 anos. Uma medida que representa um importante passo na estratégia da RTP para a sustentabilidade e redução da pegada de carbono e que permitirá também alcançar uma poupança estimada de 500 mil euros, em 15 anos.
A produção de energia pela nova Central Fotovoltaica vem consolidar o compromisso da RTP com a transição e eficiência energética e a sustentabilidade ambiental.
Para o Presidente da RTP, Nicolau Santos: “a construção deste parque fotovoltaico no CPN, financiada por fundos do PRR, significa mais um passo firme da RTP na promoção da sustentabilidade ambiental e económica. Gerar energia para autoconsumo, aumentar a eficiência energética e melhorar as condições dos utilizadores do parque de estacionamento, contribuindo ao mesmo tempo para a redução da pegada de carbono, são os principais fatores que este projeto da RTP cumpre, no caminho de inovação”.
Segundo António Araújo, Administrador da EDP Comercial, “a necessária transição energética que Portugal tem de fazer deverá ser acelerada, o que só pode acontecer através de parcerias, como a que celebramos com a RTP. A colaboração é a palavra-chave: será necessário aproveitar os espaços disponíveis para instalar centrais solares em prédios, moradias, e empresas para contribuirmos para um país com menor pegada ambiental. É por isso que vemos com orgulho esta parceria com a RTP, que nos permite acelerar esse caminho e que reforça o papel da EDP como parceira de sustentabilidade das empresas nacionais”.