A reportagem da RTP “O Despertar da Ilha”, emitida no Linha da Frente, de  autoria de Duarte Baltazar e imagem de João Junça, foi distinguida com o Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa. Um prémio promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal que colocou a RTP em destaque na categoria de Media Nacional.

A reportagem “O Despertar da Ilha” tem como protagonistas os habitantes da ilha da Culatra, em Faro, selecionada pela União Europeia para ser comunidade-piloto de energias renováveis. Pescadores e mariscadores trabalham em equipa com a Universidade do Algarve e várias associações locais para que, até 2030, a comunidade piscatória se torne autossustentável.

Para Duarte Baltazar, autor deste trabalho, “sabe bem quando a história da nossa terra ganha, por bons motivos, a atenção do país. Foi de um braço-de-ferro contra o Estado que os habitantes da ilha da Culatra, em Faro, conquistaram as mais básicas condições de vida. Agora que esta comunidade piscatória abraça o desafio europeu das energias renováveis, do combate ao plástico e da preservação da biodiversidade, a distinção atribuída à reportagem O Despertar da Ilha é o reconhecimento de que também na periferia se constrói o futuro do planeta”.

“O Despertar da Ilha” tem grafismo de João Santos, pesquisa de Rita Rodrigues, produção de Gonçalo Soares da Silva e coordenação de Mafalda Gameiro. Poderá rever a reportagem na RTP Play.