No ano em que se comemoram os 25 anos da RDP África, a estação cumpre o objetivo de completar a sua rede nacional, promovendo o estreitar da relação com os cidadãos e migrantes dos países lusófonos, nomeadamente de descendência africana, na zona norte do país.

A RDP África já chegou ao Porto, em 91.5 MHz. No ano em que se comemoram os 25 anos da RDP África, a estação alarga as emissões ao Grande Porto, cumprindo o objetivo de completar a sua rede nacional, promovendo a integração comunitária na relação com os cidadãos e migrantes dos países lusófonos, nomeadamente de descendência africana, na zona norte do país.

A atribuição desta frequência pelo Governo português corresponde a uma aspiração antiga das comunidades africanas do norte do país que ao longo dos últimos anos têm reivindicado igualdade no acesso ao serviço público de rádio, em relação às restantes regiões do país.

O alargamento da RDP África à zona do Grande Porto permite desempenhar um papel de serviço público com cobertura em todas as grandes regiões de Portugal e criar laços entre as populações do norte de Portugal e as da África lusófona.

A inauguração do novo emissor da RDP África no Grande Porto, instalado em Monte da Virgem, está agendada para o dia 23 de junho e será complementada, ao longo do dia, com uma emissão especial em vários pontos da cidade. “Vamos levar a magia de África ao Coração do Porto” é o lema de mais uma iniciativa que marca os 25 anos da estação que junta “Muitos Povos numa Rádio”.

A RDP África foi criada em 1996 e tem uma rede de 18 emissores em África que cobre os territórios de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Desde 1997 passou a emitir também em território nacional, na área da Grande Lisboa, alargando as emissões a Coimbra e Faro em 2006. A indisponibilidade de frequência não permitiu em 2006 a abertura de emissões na região norte.