A Informação da RTP foi distinguida com o Prémio de Jornalismo “Direitos Humanos & Integração” pela sua relevância na promoção das liberdades fundamentais através da rádio e televisão públicas.

A jornalista Isabel Meira venceu o Prémio de Jornalismo na categoria de Rádio com a reportagem Zohra: uma partitura para a liberdade. Um trabalho que acompanhou a presença da orquestra afegã Zohra em Portugal, a convite do Festival Antena 2. Este trabalho revela-nos a história e a coragem de quem trocou a tradição pela música num país onde ainda é um risco ser mulher e músico.

“É uma honra ter sido distinguida com um dos mais importantes prémios de jornalismo no contexto da defesa dos direitos humanos. A Orquestra Zohra é a primeira orquestra feminina do Afeganistão, dirigida pela primeira maestrina da história do país”, afirma a jornalista Isabel Meira, sublinhando a determinação e a resiliência das “primeiras raparigas a estudar música em mais de três décadas” na luta pelos direitos das crianças e jovens afegãs.

De destacar ainda para a atribuição de uma Menção Honrosa entregue à jornalista Mafalda Gameiro, autora da reportagem Um Povo em Fuga, na categoria de Meios Audiovisuais. Neste trabalho é refletido o drama social que se vive atualmente na Venezuela, país marcado pela acentuada inflação e pobreza. Para a jornalista da RTP, “receber esta menção foi ver reconhecida a voz de quem deixou para trás uma vida repleta de conquistas e de sucesso e que de um momento para o outro desabou. Estamos numa fila de incertezas e a reportagem Um Povo em Fuga é um exemplo disso mesmo”.

O Prémio de Jornalismo “Direitos Humanos & Integração” é uma iniciativa conjunta da Comissão Nacional da UNESCO e da Secretaria Geral da Presidência do Conselho de Ministros. Pelo quarto ano consecutivo foi premiado o jornalismo interventivo e de debate sobre os direitos humanos e das liberdades fundamentais.