O documentário Herdeiros do Bairro foi distinguido a nível internacional com um prémio de excelência. O trabalho realizado por Raquel Martins e Ricardo Nogueira, que contou com o apoio da RTP, foi um dos projetos vencedores da última edição dos Impact Docs Awards.
No entender do júri, o documentário Herdeiros do Bairro destaca-se pelo seu “olhar comovente e potente com foco em verdades e valores fundamentais compartilhados por todos os humanos”. É sublinhado ainda o seu importante propósito em quebrar barreiras de estereótipos e de preconceitos enraizados no nosso quotidiano.
O documentário que teve estreia na RTP África conta a história do Bairro 6 de Maio pelas vozes de quem o habitou e aí cresceu. Um passado já longínquo e com memórias que contrastam com um presente duro e cruel, marcado pela demolição dos edifícios que ainda restam. Clandestino na sua construção, o bairro chegou a ser habitado por 1200 famílias.
Para Raquel Martins, Herdeiros do Bairro reflete o legado do Bairro 6 de Maio e evidencia uma comunidade que nunca desistiu através de histórias, memórias e desabafos, contados na primeira pessoa. “Sentimos que tínhamos uma oportunidade única para mostrar o quanto estamos presos a verdades fabricadas por medo e desconhecimento, e que era o momento de revelar que partilhávamos valores fundamentais de humanidade e um país que todos sentíamos como nosso. A sensibilização para a descoberta e aceitação das diferentes minorias que fazem cada vez mais parte do tecido social das grandes cidades nacionais e internacionais passou a ser a missão deste documentário”, afirma.
Ao longo do documentário assistimos a “momentos muito emotivos”, ao mesmo tempo que vivenciamos à distância uma “agitação social provocada por uma leva de demolições de casas do Bairro”. Semanalmente, recorda Raquel Martins, durante o período de filmagens, havia “confrontos com a polícia e com os responsáveis pelas demolições. Mesmo assim conseguimos filmar no Bairro, no meio dos escombros das casas dos protagonistas que entrevistámos. Tivemos a oportunidade de conhecer muitas outras pessoas que, ainda que não sendo do Bairro, tinham uma relação muito próxima com a sua população. E a verdade é que cada vez nos sentíamos mais próximos, com tantas coisas em comum, principalmente valores humanos, sonhos e histórias de uma infância feliz”.
Aplaudido pela crítica e agora premiado internacionalmente, o documentário Herdeiros do Bairro desperta junto do espectador um “sentimento de partilha e de comunhão de valores humanos e de solidariedade. Afinal, todos somos herdeiros do nosso Bairro”, conclui Raquel Martins.