A Informação da RTP voltou a ser considerada a mais confiável e credível pelos portugueses. A conclusão é do estudo internacional Digital News Report 2022, da Universidade de Oxford, que coloca também Portugal como o segundo país onde se mais confia nas notícias.

A RTP enquanto marca de notícias destaca-se com valores de confiança acima de 75% num ano particularmente de grandes desafios para a Informação. Nunca como antes o jornalismo independente, feito em liberdade, foi tão necessário. Para António José Teixeira, diretor de Informação-Televisão, este reconhecimento é uma “grande responsabilidade para todos nós. Julgo que é o resultado do valor do serviço público de televisão em Portugal e se dúvidas houvesse sobre a sua justificação elas aqui estão. Ano após ano a Informação da RTP tem merecido a confiança dos portugueses, o que nos ajuda a pensar que somos úteis, mas queremos continuar a ser relevantes e a ter qualidade no trabalho desenvolvido”.

Também a Antena 1 aparece como uma das rádios em que os portugueses mais confiam com uma percentagem de 72%.

Anualmente, através do relatório Digital News Report, a Universidade de Oxford analisa o consumo de notícias em vários países. Enquanto parceiro estratégico, o Observatório da Comunicação colaborou com o Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo da universidade inglesa na conceção do questionário para Portugal, bem como na análise e interpretação final dos dados obtidos.