O filme Abandonados, realizado por Francisco Manso, será exibido no dia 19 de março, pelas 18h00, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, no âmbito do evento “Ecos de Coragem: Resistência em Timor Leste”.

Após a exibição do filme, terá lugar um debate, moderado pela jornalista da RTP Fernanda Gabriel, que contará com a presença do realizador Francisco Manso, José Fragoso, diretor da RTP1, e personalidades com uma ligação especial a Timor-Leste.

De destacar que o filme Abandonados tem conquistado a crítica internacional na vertente dos direitos humanos, prova disso é a distinção já atribuída em 5 festivais internacionais: Montreal Independent Film Festival, Berlin Kiez Film Festival, Mannheim Arts and Film Festival, Tokyo Cinema Awards e Vegas Independent Film Awards, sempre como Melhor Filme na categoria de Direitos Humanos.

Recordamos que Abandonados, uma coprodução RTP/Francisco Manso – Produção de Audiovisuais, retrata a realidade vivida em Timor durante a 2ª Guerra Mundial, refletindo sobre o total desrespeito pelos direitos humanos. Filme disponível na RTP Play.