Entre Sábado, 6 de Fevereiro e Domingo, 28 de Fevereiro, às 13:30 na RTP2

Durante todo o mês de Fevereiro, a RTP2 vai ter um espaço dedicado à grande animação, com filmes de culto e de realizadores consagrados. 

 

Dia 6 – A Ganha-Pão

Parvana é uma menina de 11 anos que vê a sua vida mudar completamente quando o pai é injustamente preso. Uma vez que, segundo os preceitos talibãs, nenhuma mulher pode trabalhar fora de casa, a mãe fica sem meio de sustentar os filhos. É assim que a pequena Parvana toma uma decisão corajosa: cortar o cabelo, vestir roupas de rapaz e procurar trabalho.

 

Dia 7 – Mirai

Kun, um menino de quatro anos, encontra um jardim mágico que lhe permite viajar no tempo e conhecer os seus familiares de diferentes épocas, com a orientação da sua irmã mais nova do futuro.

 

Dia 13 – Mary e a Flor de Feiticeira

Mary, de 11 anos, é uma menina inteligente e cheia de vida que está a passar as férias de Verão em casa da sua tia-avó. Aborrecida e sem nada para fazer, espera ansiosamente pelo início das aulas. Um dia, ao seguir o percurso de dois gatinhos, é guiada até um bosque onde encontra uma velha vassoura e uma flor que tem a particularidade de só desabrochar a cada sete anos. Ao tocar-lhes, um estranho feitiço é activado e a menina é levada numa maravilhosa aventura. Durante essa noite mágica, adquire poderes extraordinários que lhe vão permitir conhecer um mundo nunca visto.

 

Dia 14 – A Colina das Papoilas

Durante os preparativos para os Jogos Olímpicos de 1964, em Yokohama, os estudantes Umi e Shun tentam salvar um antigo edifício que está prestes a ser demolido.

 

Dia 20 – O meu vizinho Totoro

Satsuki, de 8 anos de idade, e a irmã mais nova, Mei, mudam-se com o pai, um professor universitário, para uma casa no campo, para estarem mais perto da mãe que está hospitalizada. Um dia, ao brincar no quintal, Mei encontra uma pequena e misteriosa criatura carregando um saco de bolotas. Segue-a pela floresta mas cai num buraco, junto a uma árvore enorme. No fundo do buraco encontra uma criatura mágica que não pode ser vista por adultos, só pelas crianças que a adoram.

 

Dia 21 – O Mundo Secreto de Arriety

Quando a pequena Arrietty se torna amiga de um jovem muito maior do que ela, ela também terá de proteger a sua família dos familiares dele, igualmente grandes.

 

Dia 27 – Kiki, a Aprendiz de Feiticeira

Uma aprendiz de feiticeira acaba de fazer 13 anos e, tal como manda a tradição, tem de deixar a sua casa e passar um ano sozinha numa cidade para completar o seu treino de bruxa. Quando chega a Korico, Kiki monta o seu próprio negócio, tirando partido da única magia que sabe fazer: voar numa vassoura.

 

Dia 28 – O Reino dos Gatos

Haru é uma adolescente que vive entediada e frustrada com a sua vida de colegial na moderna cidade de Tóquio. Ao salvar um gato da morte certa numa rua movimentada, ela não faz ideia da cadeia extraordinária de eventos que colocou em movimento. O gato que salvou é nada mais nada menos que um príncipe herdeiro de um reino encantado. Conseguirá Haru resistir aos perigosos encantos do Reino, manter a sua identidade e regressar ao seu mundo?

 

Filmes para ver aos Sábados e Domingos, a partir das 13:30.